A lei do piso salarial enfermagem permanece suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sem prazo definitivo para passar a valer em todo território nacional.
Diante disso, a categoria da enfermagem decidiu se mobilizar para cobrar a implementação do reajuste aos profissionais beneficiados pelo decreto.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) emitiu, nesta sexta-feira (10), uma nota oficial a favor das paralisações anunciadas pelo Fórum Nacional da Enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem
PARALISAÇÃO E GREVE PELO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
Uma paralisação nacional foi convocada pela enfermagem para o dia 14 de fevereiro, com o objetivo de pressionar as autoridades pela a aplicação imediata do piso salarial da enfermagem.
De acordo com a coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, essa iniciativa é uma resposta da categoria ao governo federal.
"Nós colocamos a resposta que o Ministério da Saúde e o Governo merecem: dia 14 de fevereiro a enfermagem brasileira vai mostrar a sua força nas ruas", declarou Bellusci.
LEIA MAIS: LULA assume novo compromisso com o piso salarial enfermagem em discurso sobre desigualdade social
Além disso, foi anunciado a enfermagem iniciará uma greve a partir de 10 de março, caso o piso salarial da enfermagem ainda não esteja sendo devidamente pago para a classe.
COFEN DEFENDE PISO SALARIAL ENFERMAGEM EM NOTA:
No seu pronunciamento oficial, o Cofen pediu para que todos cobrassem, de forma virtual, o governo federal, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e a ministra da saúde, Nísia Trindade, para que ao luta pelo piso salarial da enfermagem não seja esquecida.
“O momento é de mobilização e de pressão para que a lei [do piso salarial da enfermagem] seja aplicada e as fontes de financiamento consideradas na engenharia da distribuição dos recursos”, emitiu o Cofen em nota.
“Temos a expectativa de publicação da Medida Provisória que disciplina as fontes de financiamento em março. Até lá, mobilização total”, acrescentou o Cofen.
Além disso, os Conselhos Estaduais e Federal estão, em conjunto, articulando um grupo para pressionar semanalmente representantes das três esferas de poder sobre o piso salarial enfermagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário