segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Sindicato recomenda que escolas particulares de SP também exijam de estudantes comprovante de vacinação contra Covid-19

 







Governo de SP já determinou a exigência para as escolas públicas estaduais a partir do segundo bimestre deste ano.

Por g1 SP — São Paulo


31/01/2022 16h26  Atualizado há 6 horas


     

Estudantes em sala de aula no primeiro dia de atividades presenciais nas escolas estaduais em Ribeirão Preto, SP — Foto: Chico Escolano/EPTV

Estudantes em sala de aula no primeiro dia de atividades presenciais nas escolas estaduais em Ribeirão Preto, SP — Foto: Chico Escolano/EPTV



O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do estado de São Paulo (Siesp) recomendou nesta segunda-feira (31) que as escolas particulares também sigam a resolução da Secretaria de Educação, que determinou que estudantes de escolas estaduais apresentem comprovante de vacinação contra a Covid-19 a partir do segundo bimestre de 2022.


"As três redes de escolas [estadual, municipais e particular] precisam caminhar juntas, como nós temos defendido desde o início da pandemia. Vamos seguir as orientações da Seduc quanto à vacina contra a Covid-19”, disse, por meio de nota, Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Siesp.


O sindicato representa 11 mil escolas particulares no estado de São Paulo.


Segundo a resolução do governo estadual, que foi publicada no Diário Oficial deste sábado (29), o comprovante de vacinação será exigido de alunos a partir de cinco anos, faixa já contemplada pela vacinação contra a Covid-19. Os responsáveis legais pelos estudantes terão de apresentar o comprovante de vacina com as duas doses ou um atestado médico que contraindique a vacinação.


Conforme noticiado pelo g1, as escolas têm obrigação, por lei, de informar o Conselho Tutelar caso os pais não apresentem o comprovante de vacinação das crianças, de acordo com a Secretaria da Educação.



A regra prevê que alunos sem imunização não podem ser impedidos de frequentar a escola, mas, se a documentação não for apresentada em até 60 dias, deverá ser feita uma notificação ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias.


De acordo com o ECA, a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias é obrigatória. Tanto o Ministério da Saúde quanto a Anvisa recomendaram a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.


A mudança de regra acontece dias após o secretário estadual da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, ter dito que a vacina contra a Covid-19 não seria exigida dos estudantes da rede estadual de ensino para a volta às aulas presenciais.


Na cidade de São Paulo, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, afirmou no sábado (29) que o comprovante de vacinação só deve ser exigido nas escolas quando todas as crianças estiverem vacinadas.


Na sexta-feira (28), Aparecido afirmou que a capital paulista deve aplicar a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em todas as crianças de 5 a 11 anos na cidade até o máximo de dez dias.


A previsão foi feita após o crescimento da adesão à vacinação infantil na cidade na última semana, com a cidade chegando a 28,43% das crianças dessa faixa etária vacinadas até esta quinta (27).


Vacinação de crianças

O governo de São Paulo anunciou na sexta (28) a antecipação da vacinação de crianças de 5 a 8 anos, sem comorbidades, contra Covid-19. Antes prevista para começar apenas no dia 31 de janeiro, a imunização desta faixa etária pode ser feita em qualquer posto de vacinação desde sexta-feira (28).


As crianças entre 9 e 11 anos já estavam sendo vacinadas no estado.


A imunização das crianças com a vacina da Pfizer já havia sido autorizada em 16 de dezembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Ministério da Saúde incluiu, no dia 5 de janeiro, as crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.


A vacina contra a Covid 19 começou a ser aplicada em crianças de 5 a 11 anos nos postos de saúde da capital paulista na última segunda-feira (17). A expectativa do governo do estado é a de vacinar 4,3 milhões de crianças no período de três semanas.


O pré-cadastro para vacinação desse público foi liberado no dia 12 de janeiro. Os pais podem acessar o site do governo paulista (www.vacinaja.sp.gov.br) para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado

domingo, 30 de janeiro de 2022

Fuga de adolescente da Fundação CASA


 

Fonte: Sitsesp

SITSESP - FUGA DE ADOLESCENTES NA DRMC


Na noite de sábado, 29 de janeiro, um tumulto dentro de alguns dos quartos no CASA Andorinhas culminou na fuga de oito adolescentes.


Após presenciar o que seria uma briga de adolescentes dentro do dormitório, os servidores de plantão, cumprindo com as diretrizes de segurança, rapidamente tomaram as providências para abrir o quarto e conter o tumulto quando foram surpreendidos pelos adolescentes que, na realidade, forjaram o ato para realizarem a fuga.


Na contenção dos adolescentes, que estavam em número superior aos plantonistas, um deles conseguiu tomar posse das chaves dos dormitórios e abrir outros quartos, para que outros adolescentes empreendessem fuga e trancaram os servidores dentro do quarto.


Os adolescentes conseguiram acesso aos muros do Centro e pularam para sumir na escuridão da noite.


Os servidores foram acompanhados pela DRMC que os encaminhou para passar por exames.


Nosso diretor sindical Erivelton esteve, logo nas primeiras horas da manhã, acompanhando e nos informando o que conseguiu sobre os fatos ocorridos no Centro CASA Andorinhas, onde presenciou a chegada de corregedores e da polícia científica ao local.


O SITSESP, através da sua direção, estará acompanhando o caso e se colocando à disposição dos servidores com seu departamento jurídico.


Em 2022 o Banco do Brasil vai contratar adolescentes para auxiliarem como jovem aprendiz em todo Brasil


 



 



 

O Banco do Brasil vai contratar jovem aprendizes para auxiliarem em várias agências espalhadas pelo Brasil. Mais uma empresa pública que está abrindo oportunidades para aprendizes poderem adquirir conhecimento profissional.


O objetivo do Banco do Brasil é a contratação de adolescentes da rede de escolas públicas e pertencentes às famílias de baixa renda, por meio da sua formação para a cidadania e do seu desenvolvimento pessoal, profissional e social para o mundo do trabalho. 


Cerca de cinco mil adolescentes participam do Aprendiz Banco do Brasil em todo o País. 


O Programa de Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2022


 


O Programa Aprendiz Banco do Brasil contempla carga horária total de 1.840 h, sendo 460 h (25%) destinadas a aprendizagem teórica (capacitação) e 1.380 h (75%) para a aprendizagem prática (atividades em serviço).


Como ocorrem as contratações?


De acordo com o banco, a  contratação de aprendizes se dá na modalidade indireta, por meio de Entidades Sem Fins Lucrativos – ESFL, conforme inciso III, do art. 8º do Decreto 5.598/05, capacitadas a fornecer a aprendizagem na forma dos artigos 428 a 441 da CLT.


Requisitos para participar do Programa de Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2019


 


Serão contratados adolescentes, pelo prazo de dois anos, sem renovação, para uma jornada diária de quatro horas, sendo quatro dias no Banco e um dia na Entidade Sem Fins Lucrativos, com base nos seguintes critérios:


- Faixa etária para contratação: 15 anos a 15 anos a 10 meses;


- Renda familiar de até meio salário mínimo regional per capita, preferencialmente de família beneficiada por programas sociais do governo federal destinados a população de baixa renda;


- Recrutados na rede de escolas públicas, com bom aproveitamento e freqüência regular na escola; 


- Cursando, no mínimo, o oitavo ano do ensino fundamental. Selecionados por provas de conhecimento em português e matemática.


PIS/Pasep, trabalhadores vão poder receber duas vezes em fevereiro


 




Os trabalhadores que estão em busca de uma “grana extra” podem começar a se animar, isso porque, agora no mês de fevereiro a Caixa Econômica Federal começa a pagar o abono salarial do PIS/Pasep aos trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2020.

A novidade vem acompanhada do pagamento do Fundo PIS/Pasep, que já está disponível para cerca de 10 milhões de trabalhadores em todo o país, que poderão sacar um montante total de R$ 23 bilhões.

Diferenças entre abono e fundo
Antes de falarmos sobre as datas de pagamento e como fazer, precisamos explicar um pouco sobre a diferença entre ambos os benefícios que muitas vezes são confundidos.

O abono salarial do PIS/Pasep se trata de um benefício pago anualmente para os trabalhadores que se enquadram em regras específicas do programa, sendo elas:

Trabalhadores que exerceram atividade por pelo menos 30 dias no ano-base:
Trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
Trabalhadores devem ter recebido média de até dois salários mínimos por mês no ano-base.
Sendo assim, este benefício será pago anualmente para todos aqueles que se enquadram nas regras explicadas do abono salarial do PIS/Pasep.

Já a cota do fundo PIS/Pasep se trata de um benefício que é pago somente uma vez na vida dos trabalhadores, mais especificamente para aqueles que exerceram atividade entre 1971 e 4 de outubro de 1988. A grana do benefício foi liberada por meio da Medida Provisória 946/2020 que permite o saque até 1º de junho de 2025.

Sendo assim, caso você trabalhador ou algum familiar tenha exercido atividade nesse período e não realizou o saque dos valores, pode ter uma boa surpresa para receber. Vale lembrar que em caso de falecimento do trabalhador, seus familiares também podem realizar o saque.

Como receber o abono salarial do PIS/Pasep

Ao se encaixar nas regras citadas anteriormente, para receber o abono salarial basta conferir o dia exato no calendário de pagamentos para receber seus devidos valores.

Vale lembrar que trabalhadores de empresas privadas recebem o PIS que é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto servidores públicos recebem o Pasep que é pago pelo Banco do Brasil.

Calendário de pagamento do PIS
Nascidos em janeiro: recebem dia 08 de fevereiro;
Nascidos em fevereiro: recebem dia 10 de fevereiro;
Nascidos em março: recebem dia 15 de fevereiro;
Nascidos em abril: recebem dia 17 de fevereiro;
Nascidos em maio: recebem dia 22 de fevereiro;
Nascidos em junho: recebem dia 24 de fevereiro;
Nascidos em julho: recebem dia 15 de março;
Nascidos em agosto: recebem dia 17 de março;
Nascidos em setembro: recebem dia 22 de março;
Nascidos em outubro: recebem dia 24 de março;
Nascidos em novembro: recebem dia 29 de março;
Nascidos em dezembro: recebem dia 31 de março.
Calendário de pagamento do Pasep
Final da inscrição 0 ou 1: recebem dia 15 de fevereiro;
Final da inscrição 2 ou 3: recebem dia 17 de fevereiro;
Final da inscrição 4: recebem dia 22 de fevereiro;
Final da inscrição 5: recebem dia 24 de fevereiro;
Final da inscrição 6: recebem dia 15 de março;
Final da inscrição 7: recebem dia 17 de março;
Final da inscrição 8: recebem dia 22 de março;
Final da inscrição 9: recebem dia 24 de março.
Como consultar se estou aprovado para receber?
A partir de fevereiro o trabalhador da iniciativa privada que recebe o PIS poderá realizar a consulta da situação do benefício nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

No caso dos servidores públicos que são vinculados ao Pasep, a consulta do saldo é na ```página Consulte seu Pasep. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

Além disso, os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial e o valor a ser pago pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital e pelo telefone 158.

Qual valor vou receber?
O valor do abono salarial pode chegar até um salário mínimo vigente (R$ 1.212 em 2022) de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base, ou seja, em 2020.

Para saber quanto receber é simples, basta dividir 1.212 por 12 (doze meses do ano) e multiplicar o resultado que dará 101, pela quantidade de meses trabalhados.

Por exemplo, quem trabalhou em 2020 por seis meses terá direito de receber 606.

Cotas do Fundo PIS/Pasep
Como dito anteriormente, todo trabalhador que exerceu atividade entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não realizou o saque possui direito de receber as cotas do Fundo PIS/Pasep.

Até 2020 os responsáveis pela cota do PIS/Pasep eram o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, no entanto, em maio do respectivo ano o Banco do Brasil transferiu todo o montante para a Caixa permitindo a unificação dos saques.

Assim, a Caixa transferiu o saldo do fundo para o FGTS, logo, a consulta dos valores das cotas do PIS/Pasep pode ser feita pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS.

Por meio do aplicativo ainda é possível adicionar uma conta corrente em nome do titular dos valores para receber diretamente em conta.

Caso o trabalhador não consiga consultar pelo aplicativo, o saque pode ser feito da seguinte maneira:

No caso dos trabalhadores ainda vivos e que possuam o cartão cidadão, o saque do benefício pode ser feito no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, caso o valor seja de até R$ 3 mil.

Quem não possui o cartão cidadão ou possui saldo superior a R$ 3 mil, o saque deve ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal, bastando se dirigir a instituição, informar que deseja realizar o saque do Fundo das cotas do PIS/Pasep e apresentar um documento com foto.

Como dito anteriormente, o saque também pode ser feito pelos herdeiros, em caso de falecimento do trabalhador, para isto, basta se dirigir a uma agência da Caixa e apresentar algum dos seguintes documentos:

a certidão de óbito do familiar e declaração de dependente habilitado à pensão por morte emitido pelo INSS; ou
a certidão de óbito e a certidão ou declaração de dependente habilitado à pensão por morte emitida pela entidade empregadora; ou
através de um alvará judicial designando os beneficiários ao saque; ou
a escritura pública de inventário```


sábado, 29 de janeiro de 2022

SITSESP e sua omissão


 

Mais uma vez a direção atual do sitsesp mostrou sua omissão perante a categoria, marcaram uma assembléia dia 29 de janeiro, isso mês a uma semana da assembléia, como os servidores irão se programar pra ir pra assembléia, como irão fazer suas trocas de plantão, suas faltas abonadas, como irão programar seus compromissos em uma semana.

Em 7 dias , como irão se programar, ei direção sitsesp, vocês querem o mínimo de servidores possível nas assembléias, nós da base estamos a meses implorando pra que vocês convocarem a categoria o quanto Antes possível, mas como são omissos, deixaram pra última hora, deixaram pra convocar a categoria a uma semana da assembléia, essa gestão sindical atual não está nem aí com os trabalhadores, estão fazendo de tudo e mais um pouco, pra categoria perder benefícios, não vemos luta , garra, ânimo, não chamam a categoria pra atos, protestos e manifestações.

Infelizmente mais uma vez o patrão está nadando de braçada em cima do Sitsesp, mais uma vez iremos ver a direção sitsesp ser atropelada em um dissídio por falta de estratégia, por falta de coragem pra convocar o máximo de servidores possível nas assembléias...

Eu diretores, seus planos deram certo, terão a assembléia com o menor público, desde a época que foi criada o sindicato, independente de sitraemfa ou Sitsesp...

ASSEMBLEIA GERAL, 05 DE FEVEREIRO. Faça sua inscrição!

 


ASSEMBLEIA GERAL, 05 DE FEVEREIRO. Faça sua inscrição!

Atenção categoria!
ASSEMBLEIA GERAL dia 05 de fevereiro às 09h.
Pauta: Aprovação Pauta de Reivindicação da Campanha Salarial 2022.

Faça sua inscrição até o dia 03 de fevereiro.
Link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZ0uduGqrT0rHNVrpfKK3vBt3StD1gv1oubp

BAIXE AQUI

 

OBS: Não serão discutidas as cláusulas sociais, pois as mesmas já estão garantidas até 2023 apenas as econômicas, e em reunião com os delegados de base neste sábado 29/01, será levada para assembleia algumas propostas de mudanças e retificação de pautas assim como, as colocadas pelos servidores na assembleia do dia 05/02/2022

Concurso do IBGE entra na última semana de inscrições para vagas no Censo

concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que vai contratar 192 profissionais para realização do Censo Demográfico 2022 entrou na sua última semana de inscrições — o prazo termina às 23h59 da próxima quarta-feira (2).


Há oportunidades para agente censitário de pesquisas por telefone (180 postos) e supervisor censitário de pesquisas e codificação (12). As ofertas são para trabalhar na cidade do Rio de Janeiro.

A seleção é organizada pelo Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional). Para se inscrever, os interessados devem preencher formulário disponível no site https://concurso.idecan.org.br/. As taxas custam:


  • R$ 20 (agente);
  • R$ 41 (supervisor).

Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (61) 3248-7021, além do e-mail processoibge@idecan.org.br.

Quem pode participar do concurso do IBGE?

A carreira de agente censitário de pesquisas por telefone é opção para candidatos que possuem ensino médio e experiência comprovada de pelo menos um ano em teleatendimento. O salário é de R$ 998 para jornada de 27 horas semanais.

O

cargo de supervisor censitário de pesquisas e codificação pode ser disputado por profissionais com curso superior em qualquer área do conhecimento. A função tem remuneração de R$ 4.200 para 40 horas semanais.

O contrato para agente censitário de pesquisas por telefone será de até cinco meses, enquanto o vínculo para supervisor censitário de pesquisas e codificação terá vigência de até 16 meses, ambos podendo ser prorrogados.

Concurso do IBGE: o que vai cair na prova?

Marcada para 20 de março, com aplicação na cidade do Rio de Janeiro, a avaliação objetiva cobrará a resolução de 60 questões de múltipla escolha. As perguntas abordarão conteúdos sobre:

  • íngua portuguesa;
  • ética no serviço público;
  • conhecimentos gerais e raciocínio lógico (apenas para agente);
  • informática e conhecimentos específicos (apenas para supervisor).

Quase 210 mil vagas

concurso do IBGE para realização do Censo Demográfico preencherá, ao todo, 209.024 vagas distribuídas entre diversos editais. Além do Idecan, outras duas bancas estão envolvidas na seleção:

  • FGV (Fundação Getúlio Vargas);
  • IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

Os editais sob responsabilidade da FGV têm chances para recenseador (183.100 vagas), agente censitário supervisor (18.420) e agente censitário municipal (5.500).

Já o IBFC conduz o processo seletivo para funções de agente censitário de administração e informática (1.781) e coordenador censitário de área (31).

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre os editais, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do IBGE

Resumo do Concurso IBGE – Censo Demográfico 192 vagas

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Vagas: 192
Taxa de inscrição: De R$ 20,00 Até R$ 41,00
Cargos: Agente, Supervisor
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 998,00 Até R$ 4200,00
Organizadora: Idecan
Estados com Vagas: RJ
Cidades: Rio de Janeiro – RJ

 

+ Agenda do Concurso

10/01/2022 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
02/02/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
20/03/2022 Prova Adicionar no Google Agenda
21/03/2022 Divulgação do Gabarito Adicionar no Google Agenda
25/04/2022 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Três policiais militares são afastados por suspeita de estuprar uma mulher durante serviço, no Ceará

 

Por Samuel Pinusa, g1 CE

 


Controladoria Geral de Disciplina do Ceará (CGD) decidiu pelo afastamento de três policiais suspeitos de estupro contra uma mulher. — Foto: Kiko Silva/SVM

Controladoria Geral de Disciplina do Ceará (CGD) decidiu pelo afastamento de três policiais suspeitos de estupro contra uma mulher. — Foto: Kiko Silva/SVM

Dois soldados e um subtenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram afastados dos serviços porque estão sob investigação de um estupro cometido contra uma mulher, no último domingo (23), em Fortaleza. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28).

O documento informa que os policiais ofereceram uma carona para a vítima, no carro da polícia, enquanto ela esperava uma corrida por aplicativo. A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD) chegou aos três militares após verificar quem compunha a equipe utilizando o determinado carro, no mesmo dia e horário.

LEIA TAMBÉM:

O documento informa que a vítima estava acompanhada de amigos em um bar no Bairro Conjunto Ceará, mas ficou sozinha ao esperar a chegada do motorista por aplicativo. Neste momento, ela se aproximou do carro da polícia, e iniciou uma conversa com os militares. Foi quando os agentes ofereceram a carona alegando que o local para onde ela iria estava na rota deles.

“Pouco tempo depois de saírem do local, a viatura parou em uma estrada de barro, onde os policiais pediram para a vítima descer, não se recordando muito bem o que aconteceu depois, lembrando apenas que um dos policiais apertou seu seio e ficou sem o short e que foi estuprada pelo motorista da viatura e um segundo policial e, como estava com muito medo e sob efeito de álcool, não teve reação, e não se lembra se o terceiro lhe estuprou”, detalha o texto do DOE.

O documento diz ainda que depois do crime, os militares deixaram a vítima na casa de uma amiga dela, onde a mulher tomou banho e contou à moradora da residência o que aconteceu.

Ela foi então a uma unidade policial contar o ocorrido e registrar um boletim de ocorrência. A mulher também realizou exame de profilaxia no Hospital São José, em Fortaleza.

Dado o depoimento e o processo inicial, a CDG determinou por afastar os três militares e abrir um conselho de disciplina contra eles. Os três devem ficar 120 dias impossibilitados de exercer a função.