Alunos e alunas que participam dos polos de ensino no interior e litoral do Estado podem realizar a rematrícula
O Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo , convida alunos, alunas, famílias e responsáveis para o processo de rematrícula, até 10 de dezembro, para integrantes dos polos do interior e litoral. O processo é simples, prático e seguro, realizado diretamente no Portal do Aluno. É o momento de garantir a continuidade no Projeto para o primeiro semestre de 2022.
MATRÍCULAS
Para novos integrantes, as inscrições de interesse serão recebidas a partir do dia 7 de fevereiro de 2022. Não haverá matrícula em dezembro. Vale ressaltar que as matrículas são feitas por ordem de inscrição, ou seja, quanto antes você se inscrever, mais chance você tem de garantir a vaga no curso desejado.
O Manual de Rematrícula pode ser acessado pelo link https://www.projetoguri.org.br/novosite/wp-content/uploads/2021/11/Manual-do-Portal-doa-Alunoa-AlunoNet-Rematr%C3%ADcula.pdf. No Portal do Aluno, disponível no site http://www.projetoguri.org.br/portal-do-aluno/, é possível acessar informações sobre o curso, conferir os recados do programa e realizar a atualização cadastral.
PROJETO GURI
O Projeto Guri tem 26 anos de história e oferece 30 cursos gratuitos de música, oferecidos no contraturno escolar, para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos. O Guri atende jovens de até 21 anos nos Grupos de Referência, nos cursos de luteria e na Fundação CASA. Para participar não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. O Projeto é gratuito e, além do acesso ao ensino musical coletivo e de qualidade, promove o desenvolvimento do ser humano em diversas esferas.
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA).
Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
SUSTENIDOS
Eleita a Melhor ONG (Organização Não Governamental) de Cultura de 2018, a Sustenidos é responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil.
Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD).