SISTEMA PRISIONAL
IVAN AMBRÓSIO – ESPECIAL PARA O AVANEWS
Um policial penal foi feito refém durante um motim na penitenciária de Avanhandava, que fica às margens da rodovia Marechal Rondon (SP-300). O caso teria ocorrido no último dia 9 na unidade, que abriga 1.172 detentos. A capacidade é para 811.
Conforme divulgou o Sifuspesp (Sindicado dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo), o agente foi feito refém quando os presos do pavilhão disciplinar retornavam do banho de sol.
Na oportunidade, cinco deles renderam o diretor de turno, utilizando-se de espetos feitos com escovas de dentes. “O diretor geral interveio junto com outros policiais penais e, após negociações, conseguiram dominar os detentos e resgatar o servidor”, destacou.
Ainda segundo o sindicato, os presos envolvidos foram transferidos para a penitenciária de Avaré. “A falta de efetivo e de automatização da porta do PD contribuiu para que os detentos fizessem o servidor de refém”, enfatizou.
SAP
Em nota, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informou que o corpo funcional da penitenciária interveio, liberando o agente penitenciário no último dia 9. “Ele sofreu escoriações leves e passa bem”, ressaltou.
A pasta ainda acrescentou que os sentenciados envolvidos na ocorrência foram transferidos para outra penitenciária para cumprimento de sanção disciplinar, além das consequências criminais que poderão ser aplicadas.
📷 Foto: Arquivo/Interior Penápolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário