segunda-feira, 14 de junho de 2021

O direito à greve é legítimo no Brasil?

 


ouça este conteúdo
  
ok

direito a greve no Brasil

Este conteúdo sobre o direito à greve é o sétimo texto de uma trilha sobre direitos do trabalho. Confira os demais posts desta trilha: 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10

Frequentemente vemos nos noticiários a ocorrência de uma nova greve entre trabalhadores brasileiros. A greve é uma ação que sempre divide opiniões, mas muitos não sabem que ela é um direito garantido ao trabalhador pela nossa Constituição.

Ainda assim, existe uma série de limitações ao direito de greve, para garantir que a sociedade brasileira não seja prejudicada. Você sabe que limitações são essas? Entenda a seguir tudo o que você precisa saber sobre o polêmico direito à greve no Brasil.

Você sabe o que pode mudar com a Reforma Trabalhista? Entenda!

Mas antes, o que é greve?

A greve é um instrumento de pressão coletiva dos trabalhadores, que podem paralisar os serviços essenciais à sua empresa como forma de pressionar seus empregadores. Consiste em um exercício de poder que já é tradição em países democráticos, entre eles o Brasil.

Sendo a greve um instrumento coletivo, ela deve se desenvolver pela organização dos sindicatos, já que este é uma associação de trabalhadores que busca atender aos interesses de seus associados, lutando por melhores condições para toda a sua categoria.

A greve é um direito dos trabalhadores e jamais pode ser feita pelo empregador. Além disso, uma paralisação só configura greve quando feita coletivamente. Se um ou outro trabalhador decidir suspender seu trabalho, a greve não estará configurada e esse funcionário corre o risco de ser demitido por justa causa.

Então, afinal, fazer greve é fazer política? Confira no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário