Projeto foi proposto pela equipe do centro e desenvolvido em conjunto com o pentacampeão mundial Fábio Manfrinato

11 horas atrás | Tempo de leitura: 2 min

  

Divulgação

Evento contou com presença do presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço
Evento contou com presença do presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço

Um jovem de 19 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação na Fundação Casa Bauru, venceu a primeira edição do Torneio de Luta de Braço, promovido no centro socioeducativo da fundação. O evento, ocorrido na última sexta-feira (12), resulta de um projeto proposto pela equipe do centro e desenvolvido em conjunto com o pentacampeão mundial da modalidade, Fábio Manfrinato.

Manfrinato compareceu ao lado presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLB) e vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Luta de Braço, Marcio Moreira, da cidade de Capivari e de outros dois representantes da entidade, Felipe Rafael da Silva e Kléber Cristiano Piovezan.

O Torneio teve a participação de 28 adolescentes em internação no local, com idades entre 16 e 20 anos. Eles foram divididos em cinco chaves baseadas no peso dos jovens, além de diferenciar os braços: direito, para os destros, que contou com quatro chaves, e esquerdo, para os canhotos em chave única e livre. A diferença de peso entre as chaves dos destros foi de 10kg, iniciando com a chave de 50 kg a 60 kg e terminando com a chave de 80 a 90 kg.

As disputas iniciais ocorreram nas chaves. Os ganhadores de cada uma seguiram para a classificatória geral. Além da primeira colocação ficar para um morador local, outros dois adolescentes de Bauru conquistaram o segundo e terceiro lugares entre todos os ganhadores das chaves. Um jovem de Agudos ficou na quarta colocação e um quarto adolescente de Bauru recebeu a honra ao mérito.

Os quatro primeiros colocados levaram medalhas sustentadas por cordões elaborados pela CBLB.

Antes das disputas, Marcio Moreira, conversou com os jovens por cerca de 30 minutos, destacando a importância do esporte na sua trajetória pessoal. "Ele nasceu na comunidade e o esporte o ensinou a superar obstáculos na vida", contou o diretor do Casa Bauru, Marcello Rossini, que acompanhou o Torneio.

Conhecida popularmente como "Braço do Ferro" ou "Queda de Braço", a modalidade foi oficializada no Brasil no ano de 1994, quando foi fundada a CBLB, após superar diversos preconceitos, tratando as competições e os atletas com seriedade.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.