quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Fundação CASA, Ribeirão Preto manifesta interesse em programa de pós-medidas para adolescentes da Fundação CASA

 


Objetivo é acompanhar o jovem nesta fase de transição, ofertando ações continuadas e consequentemente reduzir a quantidade de reincidências nos primeiros seis meses

Foto:Prefeitura/CCS

Ribeirão Preto está entre os municípios interessados na implantação do programa estadual Pós-Medidas, da Fundação CASA, que tem o objetivo de reduzir a incidência de jovens infratores nos primeiros seis meses após deixarem a Fundação.

 

Uma reunião sobre o tema aconteceu na última semana, na Prefeitura Municipal, onde foram tratadas as questões estruturais e de equipe para implantação do programa.

 

A ação é uma resposta ao processo de desinternação do adolescente infrator que não tem mais nenhuma medida a ser cumprida após a saída da Fundação CASA.

 

De acordo com dados da Fundação, 86% dos jovens reincidem nos primeiros seis meses. O Programa Pós-Medida acontece em parceria com o município durante seis meses para atender o adolescente de forma acolhedora e parceira, realizando ações continuadas com suporte de educação, assistência social, saúde, capacitação e empregabilidade.

 

 

“Será realmente uma outra forma de alcançarmos esse adolescentes que após saírem da Fundação CASA ficam sem qualquer respaldo de política pública por conta de terem infracionado. Precisamos reduzir essas reincidências ofertando para esses adolescentes ações continuadas dentro da educação, da assistência, do esporte e da cultura, em parceria com a Fundação CASA. É um momento de transição, ele não sairá sem amparo do município”, comenta Najla Ferraz, responsável pela Divisão Jurídica da Secretaria de Assistência Social.

 

 

Renata Corrêa, secretária de Assistência Social, ressalta a transversalidade para esse atendimento. “A reunião foi importante para entendermos como vai ser a execução deste serviço e da nossa parte (Semas) estamos abertos para compor essa solução. Temos fortalecido toda a rede de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos onde fizemos a retomada presencial recentemente e acredito que esta é a principal porta de entrada para os nossos serviços para essa faixa etária. Fizemos reformas, restruturação e mesmo durante o isolamento social as equipes estiveram presente na vida dos nossos jovens. Acredito que será uma parceria de bons frutos”.

 

 

“Sabemos do pré-conceito da sociedade de forma muito presente na reinserção desses jovens na sociedade. Uma das inúmeras maneiras de se mitigar esse pós, essa reinserção na sociedade após os seis meses, é sem dúvida, tratarmos a causa e não o efeito”, completa Ricardo Aguiar, secretário da Casa Civil

 

Estiveram presentes na reunião o secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar; a secretária de Assistência Social, Renata Corrêa; Amanda Ferraz, diretora do Centro de Semiliberdade de Ribeirão Perto/Comissão de Pós-Medidas da Divisão Regional Norte; Benjamim Campos, supervisor Técnico/Comissão de Pós-Medidas do Gabinete da Presidência da Fundação CASA; Edmilson Nagliati, supervisor Técnico/Comissão de Pós-Medidas da Divisão Regional Norte; Maria Auxiliadora de L Ribeiro, especialista Técnica/Comissão de Pós-Medidas da Divisão Regional Norte; Michele R. Naves, encarregada Técnica do CASA Cândido Portinari/Comissão de Pós-Medidas da Divisão Regional Norte; Reinaldo Almazan, diretor de Divisão e Coordenador da Comissão de Pós-Medidas da Divisão Regional Norte.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário