Parque Tecnológico de Sorocaba realiza workshop sobre Batalha de Robôs para adolescentes assistidos pela Fundação Casa
Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa Sorocaba III participaram de um workshop sobre Batalha de Robôs. A atividade foi realizada pela equipe profissional de robótica “Ogrobots”, em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
Durante a visita, o engenheiro e responsável pela equipe, Renan Martines, apresentou um pouco da história do projeto e mostrou para os adolescentes os troféus conquistados pela equipe. Para participar das competições, a equipe Ogrobots conta com a parceria do FabLab do PTS, onde são confeccionadas e impressas em 3D as peças dos robôs competidores. Além disso, Renan Martines atua como coordenador do Laboratório de Experimentações 4.0, que está sendo construído no Parque Tecnológico.
O representante da Ogrobots também fez uma breve apresentação, explicando as categorias em disputa, as regras aplicadas em cada uma e mostrou aos participantes do workshop dois tipos de robôs, acionados por controle remoto, para que os adolescentes pudessem vivenciar um pouco das emoções das disputas.
De acordo com o diretor da Fundação Casa Sorocaba III, André Bavia do Nascimento, a realização do workshop foi de extrema importância para a integração e a socialização dos adolescentes. “Eles interagiram muito e receberam informações sobre como o projeto funciona e o que é necessário estudar. Foi uma experiência nova e muito interessante para eles”, concluiu.
A equipe Ogrobots, que tem base em Sorocaba, se destaca, há dez anos, nas competições entre robôs no Brasil e no mundo, sendo que, neste ano, conseguiu colocar quatro de seus cinco robôs no top 5 de várias categorias. Em uma delas, sagrou-se campeã da RoboCore Experience – RCX/2023, evento que é considerado a maior competição brasileira de combate de robôs dentro da Campus Party Brasil e chegou à sua 15ª edição em 2023. A feira de tecnologia e a competição aconteceram no Parque Anhembi, em São Paulo.
Fotos: Fundação Casa/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário