APS vai se concentrar em planos individuais e transferiu carteira para a Sobam, que faz parte do UnitedHealth Group, também dono da Amil
A operadora de saúde APS (Assistência Personalizada à Saúde), que tem recebido a carteira de planos individuais da Amil, transferiu sua carteira de planos coletivos (empresariais e por adesão) para outra empresa, a Sobam, no dia 1º de fevereiro. A movimentação gerou reclamações de usuários.
A Sobam faz parte do UnitedHealth Group, dono da Amil. A nova operação ocorre após a Amil ter transferido, em janeiro, sua carteira de planos individuais e familiares, que soma 377 mil usuários, para a APS. Essa carteira era notoriamente deficitária.
Com o movimento, a APS, que era uma pequena operadora de saúde com 11 mil usuários até novembro do ano passado, passará a concentrar sua carteira de clientes em planos individuais e familiares. Isso é pouco usual no setor de saúde suplementar, já que essas modalidades de planos têm reajustes regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, portanto, costumam ser deficitárias ou ter margens reduzidas.
Em geral, as operadoras buscam concentrar seus beneficiários em planos coletivos, que tem margens maiores porque podem ter reajustes anuais acima do aumento estipulado pela ANS para os planos individuais.
Em nota, a UnitedHealth afirma que a ANS aprovou a transferência da carteira de beneficiários de planos coletivos da APS para a Sobam nas modalidades Empresarial, PME e Adesão, a partir do dia 01 de fevereiro de 2022.
"Nada muda para os beneficiários, que continuam sendo atendidos pela mesma rede credenciada, amparados pelas mesmas condições das prestações de serviços contratadas e sob as mesmas regras da agência reguladora. Com a transferência da carteira ocorrida, a APS passa a dedicar integralmente à gestão de planos individuais e familiares, inclusive aos que passaram a ser a ela vinculados pela transferência parcial da carteira da Amil", diz o conglomerado em nota
Nenhum comentário:
Postar um comentário