quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Brasoftware e Veritas expandem segurança e gestão de dados em projeto na Fundação CASA

 


Com o objetivo de garantir mais segurança e gerenciamento de dados à Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA/SP), a Brasoftware concluiu o projeto de implementação de dois dos produtos da 360 Data Management Suite, uma das mais completas soluções de backup e gerenciamento de informações, da Veritas

Brasoftware e Veritas expandem segurança e gestão de dados em projeto na Fundação CASA

Nos últimos 15 anos, em um processo que envolveu descentralização e reformulação da instituição com seus Centros de Atendimento espalhados pelo Estado de São Paulo, a Fundação CASA/SP teve um crescimento exponencial em sua volumetria de informações – que passou de 300 GB (gigabytes) em 2006 para quase 100 TB (terabytes) em 2020. A gestão de proteção dos dados tornou-se cada vez mais complexa, com dados e informações fragmentos em diferentes locais, plataformas e aplicativos.

Por isso, dentro das soluções de Veritas Enterprise Data Service, o projeto, que engloba uma solução de backup (Veritas NetBackup) e outra de insights para gerenciamento de arquivos (Veritas Enterprise Vault) em uma mesma plataforma, foi perfeita para atender às necessidades da instituição, que incluía também a busca por maior granularidade de dados, economia de espaço em disco e redução de custo com o gerenciamento da solução. Outros benefícios, no entanto, merecem destaque: recursos como classificação e aprendizagem de máquina, por meio de padrões pré-configurados e políticas para rápida identificação do conteúdo dos dados, possibilitaram uma gestão unificada e maior segurança das informações.

O volume de informações tem aumentado exponencialmente com a questão da Transformação Digital e as equipes de tecnologia precisam controlar o acesso aos dados em diferentes plataformas, usando diversas soluções  

“Já conhecíamos a solução e tínhamos ótimas expectativas. A Brasoftware foi uma parceira fundamental durante todo o processo de planejamento e implementação, que englobou um estudo eficiente de nossas necessidades em parceria com nosso time técnico, características do ambiente computacional complexo e plural, perfil e análise do volume de dados. E, em tempos de LGPD, conseguimos trazer mais fluidez, transparência e segurança aos processos envolvendo todos os dados institucionais”, diz Julio Signorini, CIO da Fundação CASA/SP.

Odenilson Bonfim, Gerente de Infraestrutura e Segurança da Fundação CASA/SP, destaca outras vantagens: “previsibilidade de custos de armazenamento e possibilidade de expansão para ambiente híbrido, com possibilidade de fácil escalonamento e otimização das operações focado nas melhorias de níveis de proteção dos sistemas físicos, virtuais e Nuvem”.

Manter e usar dados de forma segura, eficiente e econômica ainda é um obstáculo para muitas empresas. Pesquisa realizada pela companhia inglesa Vanson Bourne com 1.500 decisores de TI e gerentes de dados, em 15 países, mostrou que as organizações perdem mais de 2 milhões de dólares por ano devido aos desafios do gerenciamento de dados, além de 2 horas por dia procurando dados relevantes. Isso significa que organizações que investem em soluções que automatizam e maximizam a busca de dados, perdem menos tempo e ganham a oportunidade de focar em decisões estratégicas.

“Essa é a nova realidade de organizações do mundo inteiro. O volume de informações tem aumentado exponencialmente com a questão da Transformação Digital e as equipes de tecnologia precisam controlar o acesso aos dados em diferentes plataformas, usando diversas soluções. É nesse contexto que a Veritas tem, sobretudo nos últimos anos, consolidado ainda mais a sua participação no mercado, pois integra proteção e gestão de dados em soluções de rápida implementação, como no projeto da Fundação CASA/SP”, explica Gustavo Leite, Country Manager da Veritas Brasil.

A implementação da solução precisava ser realizada em um curto período e os especialistas da Brasoftware, além de ajustarem toda a infraestrutura da Fundação CASA/SP ao projeto, de modo a impedir custos adicionais, também precisaram fazer a passagem de conhecimento para a equipe de TI da instituição, com objetivo de qualificá-los na gestão do ambiente. “Tivemos de entender a necessidade do cliente para fazer o trabalho de forma gradativa, minimizar os impactos e garantir aos usuários acesso às informações durante o período em que fazíamos a migração da solução”, diz Rodrigo Vieira, gerente de serviços da Brasoftware.

“Manter a integridade dos dados com duas soluções rodando ao mesmo tempo foi um dos maiores desafios, devido ao compartilhamento do hardware entre si. É como se trocássemos a roda de um carro em movimento, mas contamos com especialistas qualificados para atuar em um cenário crítico como esse e a parceria com a Veritas felizmente culminou em um ambiente muito mais seguro e produtivo para nosso cliente”, conclui.

Serviço
www.brasoftware.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário