Jovens do CASA Batatais ganham concurso da DPU
Com o tema “Mais Direitos, Menos Grades”, os adolescentes ficaram em primeiro lugar no Concurso da Defensoria Pública da União. 6.607 redações foram inscritas
A Fundação CASA de Batatais ganhou o Concurso de Redação, na Categoria Escola, promovido pela Defensoria Pública da União (DPU). O resultado foi divulgado na tarde da sexta-feira (17).
Com o tema “Mais Direitos, Menos Grades”, a ação teve 6.607 redações inscritas, sendo 5.044 voltados para estudantes internos de sistemas prisionais e medidas socioeducativas.
Os garotos do centro foram além da produção textual, buscaram efetivamente fazer a diferença com diversas iniciativas. Em julho, realizaram entrega de brinquedos, feitos por eles mesmos, em uma Casa Abrigo de Batatais, que atende crianças e adolescentes. Além disso, foi organizado no centro socioeducativo uma feira de profissões com o tema do concurso, palestras sobre a importância da Defensoria Pública, panfletagem com o tema do concurso e produção de um CD.
Para a agente educacional, Alessandra Aparecida dos Santos, o engajamento dos adolescentes na campanha foi algo surpreendente”, comentou. “Foi uma forma de os jovens mudarem seus paradigmas. Com isso, eles conseguem ver que é possível mudar de vida”, comentou.
Para o jovem André (nome fictício), o concurso abriu as portas para uma nova forma de pensar. “Uma das ações que fizemos dentro do centro foi a feira de profissões e foi nela, justamente, que escolhi a que eu quero seguir: quero ser eletricista e ficar bem longe das grades”, concluiu.
O concurso foi dividido em cinco categorias: Redação I – para alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e da modalidade Jovens e Adultos (EJA); Redação II – alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio (regular, ensino técnico e EJA seriado); Redação III – alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio, em cumprimento de medida socioeducativa; Redação IV –alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do EJA, em situação de privação de liberdade no sistema prisional brasileiro; Redação V – pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena no Sistema Penitenciário Federal; Categoria Escola – para estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar juntamente com a comunidade escolar local, em torno do tema do concurso.
Os classificados em primeiro lugar em todas as categorias receberam um tablet. No caso dos alunos em cumprimento de medida socioeducativa, o prêmio será entregue e revertido para benefícios para o centro
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