sábado, 15 de outubro de 2016

Diário recebe denúncia sobre motivos da rebelião e morte na Fundação Casa


Diário recebe denúncia sobre motivos da rebelião e morte na Fundação Casa
Carta revela suposta prática de agressões contra menores, de regalias para alguns e de humilhação de servidores, mas principalmente no descuido da segurança da instituição

Uma grave denúncia sobre os possíveis motivos da rebelião e morte na Fundação Casa no último dia 4 de outubro em Marília foi encaminhada através de uma carta anônima de servidores para a redação do Jornal Diário nesta sexta-feira (14). Segundo a correspondência, escrita possivelmente por algum funcionário da entidade, a morte do agente de apoio Francisco Carlos Calixto, 51, teria sido uma tragédia anunciada. Pior, o documento revela prática de agressões contra os menores, de regalias para alguns e de humilhação de servidores, mas principalmente no descuido da segurança da instituição. 
Frente à gravidade das alegações, mesmo que anônimas, o jornal Diário se viu no direito e no dever de tornar públicas estas premissas que no mínimo apontam dúvidas sobre a administração da instituição e o tratamento dos menores reeducandos. A carta já foi encaminhada à Fundação Casa e deverá ser encaminhada nos próximos dias também ao Ministério Público. Em box ao lado leia a posição da instituição sobre estas denúncias.
De acordo com a denúncia, os problemas teriam começado há um ano e quatro meses, com a chegada de um novo diretor na Fundação Casa de Marília. Os servidores relatam uma fuga de dois adolescentes há cerca de dois meses, em que um funcionário inexperiente foi rendido pelos menores, no momento em que o lixo era levado para fora da unidade. Os menores teriam fugido pelo vale, até chegarem à Vila Real, na zona sul de Marília.
Assim que foi recapturado, segundo a carta, um diretor teria exigido que um adolescente fosse colocado na mesma cela em que ocupava anteriormente, sendo que ele teria desenhado para os outros infratores o caminho a seguir até a cidade. A denúncia também informa que no dia 18 de agosto, cinco menores teriam sido violentamente agredidos por este diretor e um coordenador. 
Entre os jovens que supostamente apanharam por uma noite inteira estaria um dos envolvidos na morte de Calixto. Eles teriam desobedecido a uma ordem de recolha naquela noite e após sofrerem o castigo físico, segundo a denúncia anônima, o diretor teria feito um pacto com os adolescentes, permitindo algumas regalias, como a entrada de uma televisão no dia 2 de outubro, trazida pela mãe de um menor de idade.
Eles também teriam recebido autorização para ficarem em um espaço reservado chamado UA, com televisão e filmes em DVD durante toda a noite. A carta conta que os servidores passaram a ser humilhados por este diretor, que chamava a atenção na frente dos adolescentes, tirando toda a autoridade deles. Os menores supostamente se recusavam em conversar com as pedagogas, pedindo para falar com este diretor.
A denúncia diz que houve uma promessa para as mães dos menores que eles seriam colocados em liberdade, sendo que as pedagogas teriam sido pressionadas a favorecê-los em seus relatórios, para que a Justiça concedesse a liberação. Como isso não teria ocorrido, os adolescentes teriam se revoltado. 
Segundo a denúncia, este diretor sabia há algum tempo sobre a intenção dos menores em se rebelar, mas não teria tomado nenhuma medida para impedir a ação, colocando em risco a vida dos servidores. O número de vigilantes e funcionários da Fundação Casa teria diminuído nos últimos tempos, com o objetivo de economizar recursos. A iluminação também teria sido reduzida para cortar gastos, colocando em risco a segurança dos servidores.
“Escrevemos essa carta no desespero e sabedores que quando soltarem os adolescentes de novo eles vão querer se vingar em nós. Não é possível ficarmos tomando conta de 110, 120 adolescentes à noite, com iluminação reduzida por economia com tão poucos servidores. Por favor, nos ajudem ou vai morrer mais gente”, diz o trecho final da carta com a denúncia.


Fonte: http://www.diariodemarilia.com.br/mobile/noticia/148730/diario-recebe-denuncia-sobre-motivos-da-rebeliao-e-morte-na-fundacao-casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário