A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou hoje parecer favorável à PEC da Segurança.
O que aconteceu
Parecer foi aprovado com 43 votos a favor. Outros 23 deputados votaram contra. Agora, o texto segue para uma comissão especial que o analisará antes da matéria ser submetida ao plenário da Câmara. Caso seja aprovada em plenário, a proposta ainda passa pelo crivo do Senado antes de entrar em vigor.
Texto foi enviado ao Congresso por Poder Executivo. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 18 de 2025 é uma das bandeiras do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. O projeto entende segurança como "problema de âmbito nacional cujo enfrentamento exige planejamento estratégico" e propõe medidas nesse sentido
Pedido de vista adiou votação
Oposição fez pedido em reunião na última quarta. Na visão de parlamentares de partidos como o PL, o texto é inconstitucional e retira a autonomia dos estados.
Relator fez ajustes no texto. Mendonça Filho (União-PE) retirou do projeto o trecho que permitia ao governo federal legislar exclusivamente sobre segurança, defesa social e sistema penitenciário. O tópico era o principal ponto de resistência ao texto na Câmara.
PEC cria normas para todos os órgãos de segurança pública no país. O texto foi elaborado por Lewandowski, que realizou ao menos seis reuniões com governadores para tentar minimizar a resistência, assegurando aos chefes estaduais que o texto não prevê a interferência nos estados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário