A plataforma AvaliaGov, lançada pelo MGI neste mês, unifica e simplifica a realização dos processos avaliativos
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal lançou a plataforma AvaliaGov com objetivo de facilitar a avaliação do desempenho dos integrantes das carreiras da Administração Pública Federal. Disponibilizada neste mês, a ferramenta unifica e simplifica a realização dos processos avaliativos dos servidores.
A solução foi desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pode ser acessada por meio do SouGov. A plataforma possibilita, por exemplo, que as chefias realizem as avaliações para pagamento da Gratificação de Desempenho.
Segundo o MGI, as avaliações para estágio probatório, para progressão da carreira e promoção e de servidores cedidos serão implantadas futuramente na mesma ferramenta. A pasta preparou uma série de vídeos com o passo a passo para acessar a plataforma – o material está disponível no Youtube.
“O AvaliaGov representa um importante avanço na busca por uma gestão pública mais eficiente e transparente. Com suas funcionalidades, o sistema não apenas moderniza o processo de avaliação de desempenho individual, como fortalece a cultura de integração, eficiência e agilidade na administração pública”, destaca o MGI em seu site.
Em nota enviada ao Metrópoles, a Confederação dos Trabalhadores Servidor Público Federal (Condesef) informou que ainda não fez avaliação do ponto de vista técnico e operacional acerca do sistema eletrônico AvaliaGov, no que diz respeito às suas funcionalidades.
Ainda assim, a entidade destaca que tem posição histórica de que avaliações de desempenho profissional não devem impactar na remuneração de servidores e servidoras, “já que podem carregar subjetividades e se transformar em instrumento de perseguição política”.
“Por isso, a entidade defende a simplificação das parcelas remuneratórias e a adoção de critérios estritamente objetivos para o desenvolvimento na carreira, como qualificação e tempo de serviço”, reforça.
A entidade pontua que a garantia da qualidade na execução das políticas públicas passa, nesse contexto, por outros fatores, relacionados à “valorização dos servidores federais com medidas como recomposição salarial permanente, institucionalização das negociações coletivas, fim das distorções salariais entre diferentes cargos do Poder Executivo, combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, formação continuada, entre outras”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário