sábado, 13 de outubro de 2018

PM SP: autorizado novo concurso público para 5.400 vagas


O governador Márcio França autorizou, nesta sexta-feira, 12 de outubro, a realização de novo concurso público para o preenchimento de 5.400 vagas para o cargo de soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Para concorrer é necessário possuir ensino médio, idade de 17 a 30 anos e altura mínima de 1.60m para homens e 1,55m para mulheres, além de carteira de habilitação nas categorias “B” a “E”. A remuneração inicial do cargo é de R$ 3.143,70, já considerando o adicional de insalubridade de R$ 691,64.
Com a autorização governamental, o próximo passo é contratar a banca organizadora, que normalmente é a Fundação Vunesp, para que o primeiro edital possa ser publicado ainda este ano ou, no mais tardar, até o início de 2019, tendo em vista que a autorização prevê o preenchimento das vagas em duas etapas, sendo a primeira em maio de 2019 e a segunda em novembro.
o candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, exceto quando: divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar; e fizer alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade, discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem, ideia ou ato libidinoso e ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos
Concurso PM SP - Provas
Os concursos para o cargo de soldado são compostos de provas objetivas, prova dissertativa, testes de aptidão física, exames de saúde, avaliação psicológica, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, além de análise de documentos.
A prova objetiva é composta de 50 questões, sendo 18 de língua portuguesa, 12 de matemática, dez de conhecimentos gerais, cinco de noções básicas de informática e cinco sobre noções de administração pública.
Já a avaliação dissertativa é composta de uma redação, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.
Concurso PM SP - Atribuições
Cabe ao servidor o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do curso superior de técnico de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do quadro de praças da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário