Agentes na net

Fala da segurança pública, concursos e sócio educação em geral

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Servidores da Assistência Social protestam por valorização e exigem que GDF cumpra acordos

 

Assembleia realizada nesta terça (5) cobrou concurso público, melhores condições de trabalho e respeito a categoria

05.ago.2025 às 20h08
 Brasília (DF)
 Brunna Ramos
Servidores da Assistência Social protestam por valorização e exigem que GDF cumpra acordos

Categoria trabalha com dois quintos dos servidores previstos em lei - Brunna Ramos

Nesta terça-feira (5) servidores da Carreira Pública de Desenvolvimento e Assistência Social do Distrito Federal realizaram uma assembleia sindical e popular na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O ato reuniu trabalhadores das três secretarias em que a categoria atua – Sedes, Mulher (SMDF) e Justiça e Cidadania (Sejus) – além de usuários dos serviços, movimentos populares e apoiadores, para denunciar a precarização do setor e cobrar do governo o cumprimento de acordos firmados em janeiro do ano passado. 

A assembleia teve como eixo central a exigência de diálogo com o Governo do Distrito Federal e o cumprimento de uma pauta de reivindicações com 19 itens, que incluem, entre outros pontos, a realização de concurso público, a incorporação da Gratificação em Desenvolvimento e Assistência Social (GDAS) aos vencimentos dos aposentados e a extensão da Gratificação por Habilitação, que é concedida a 27 outras carreiras do DF, mas negada à categoria.

“Estamos lutando pelo que já é direito de outras categorias. Não pedimos nada além de isonomia”, declarou Clayton Avelar, presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados da Assistência Social e Cultural (Sindsasc). “O governo firmou acordo conosco ao encerrar a greve em janeiro, prevendo concurso público e outras medidas. Até agora, nada foi cumprido.”

Com cerca de apenas 2 mil servidores ativos, que representam dois quintos do número de profissionais previstos na Lei nº 7.484/2024, que estabelece um total de 5 mil cargos, a rede de assistência do DF atende mais de 400 mil famílias cadastradas no Cadastro Único, o que representa cerca de um milhão de pessoas. De acordo com o sindicato, além da sobrecarga generalizada, as unidades enfrentam falta de servidores e estrutura precária. 

“A situação nas unidades é de estrangulamento. Não temos mais capacidade de atendimento, nem como expandir os serviços. Há uma tentativa velada de terceirização por meio de OSCs, o que enfraquece o serviço público e retira direitos dos trabalhadores”, afirmou Patrícia Koop, diretora do Sindsasc.

Os profissionais da categoria atuam diariamente com as expressões mais severas da desigualdade social: fome, violência doméstica, abandono de idosos, exploração de crianças e insegurança alimentar.

Centros de convivência (Cecon) enfrentam problemas na infraestrutura e carência de profissionais. | Foto: Brunna Ramos

Nos Centros de Convivência (Cecon) espalhados pelo DF, essa precarização é ainda mais visível.  As unidades têm o propósito principal de atuar na prevenção de violências, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e promoção da convivência cidadã. São espaços com a função de construir redes de proteção social para idosos, crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Faltam servidores, estrutura, materiais. Muitas vezes tiramos dinheiro do próprio bolso para garantir um atendimento digno. Ainda assim, mantemos o compromisso com os usuários, que são a razão do nosso serviço”, declarou Fábio Washington, educador social do Cecon da Ceilândia Norte.

Os centros funcionam como âncoras da política de assistência social nos territórios periféricos, especialmente em regiões marcadas por alta vulnerabilidade social. Em Ceilândia, por exemplo, registros mostram milhares de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Cadastro Único. Sem os Centros de Convivência, a tendência é o agravamento da exclusão e a ruptura de laços comunitários que são essenciais à proteção social.

GDF não responde

A assembleia também denunciou a postura autoritária da Sedes em relação à mobilização dos servidores. Segundo o sindicato, a secretaria vem adotando medidas repressoras, como a exigência de compensação por participação em paralisações e assembleias, uma prática inédita e considerada antidemocrática pelos trabalhadores.

O Brasil de Fato DF entrou em contato com a Sedes para obter posicionamento sobre as denúncias lançadas durante a mobilização da categoria e demais reivindicações apresentadas pelos servidores, mas a pasta não respondeu aos questionamentos. O espaço está aberto para manifestação.

Mobilização permanente

A categoria também enfrenta pendências judiciais. Uma delas é o não reposicionamento dos auxiliares, previsto na própria lei de carreira sancionada em abril de 2024. Outra é a não implementação da terceira parcela do reajuste de 2022 para todos os servidores, o que levou parte da categoria a buscar reconhecimento judicial dos valores devidos.

O sindicato observa que a luta dos servidores está diretamente relacionada à estrutura de proteção social do Distrito Federal. Em um cenário onde cerca de 40% da população economicamente ativa está em situação de informalidade e o desemprego segue elevado nas regiões periféricas, a atuação da assistência social se torna vital para garantir a segurança da população. “Essa luta não é só nossa, é de quem depende da assistência para viver com dignidade”, destacou a diretora do Sindsasc.

“Queremos que o governo nos trate com a mesma importância  que ele faz propaganda com o resultado do nosso trabalho”, pontuou o presidente do sindicato.

Presidente do sindicato, Clayton Avelar | Brunna Ramos

Na assembleia, os trabalhadores decidiram entrar em estado permanente de mobilização, medida semelhante ao estado de greve, mas sem paralisação imediata dos serviços. A categoria continuará comparecendo aos locais de trabalho e assinando a folha de frequência, mas poderá interromper as atividades a qualquer momento, total ou parcialmente, como forma de pressão.

A mobilização abrange 26 regiões administrativas do DF, incluindo locais estratégicos como o Plano Piloto, onde há 14 unidades de trabalho.

“Não estamos recuando, estamos avançando. A partir de agora, estamos em um estado semelhante ao de greve. Continuamos no local de trabalho, mas podemos convocar paralisações a qualquer momento, seja por região ou seja em toda a categoria”, explicou Avelar, durante a assembleia desta manhã. 

O presidente do Sindsasc também fez críticas à postura do GDF lembrou que há prazos legais para que o governo envie projetos à Câmara Legislativa e faça nomeações de servidores antes das eleições de 2026. “Se vão usar nossos serviços nas propagandas, tenham a dignidade de dizer quem executou cada ação. Se forem falar dos 130 mil cartões Prato Cheio, que digam que cada um deles passou pelas mãos de servidores que hoje estão sendo desrespeitados”, disse.

Com a continuidade das negociações emperrada, o Sindsasc mantém o estado de articulação e promete ampliar a mobilização nas próximas semanas, caso o governo continue ignorando os compromissos assumidos com a categoria. “Nós não vamos recuar. Estamos de pé, mobilizados e conscientes da nossa importância. Assistência Social não é caridade, é direito e quem garante esse direito é o servidor público”, concluiu Koop.

::Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
Tags: distrito federal
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

estado de greve

Trabalhadores da assistência social do DF fazem ato por reestruturação da carreira, desatualizada há dez anos

Assembleia Sindical e Popular: defenda a Assistência Social no DF

Remoções de ofício

Sindicato denuncia remoção forçada de servidores dos Centros de Convivência no DF

Sem direito de greve

Governo do DF dá 4 meses para servidores compensarem dias de paralisação; sindicato promete ir à Justiça

Veja mais

AVANÇO

Dia dos pais: ampliação da licença à paternidade volta a ser discutida no Congresso

REAPROXIMAÇÃO

Em meio a tensão com os EUA, líder indiano fará primeira visita à China em sete anos

Saberes tradicionais

Papo na Laje: artesãs de taboa em Maricá (RJ) produzem objetos com palha colhida no mangue

Ajuda

Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin

Escalada

Israel aprova plano para ‘controle total’ de Gaza em meio à fome e críticas da ONU; Hamas fala em ‘crime de guerra’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
  • Rádio Brasil De Fato
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
  • English

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Postado por sistema news às 02:46:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Ver versão para dispositivos móveis
Assinar: Postar comentários (Atom)

Seguidores

Agentes na net

Fala da segurança pública, concursos e sócio educação em geral

Arquivo do blog

  • ▼  2025 (445)
    • ▼  agosto (22)
      • Secretaria da Proteção Social abre seleção para ag...
      • Família fica indignada que falta de comunicação ao...
      • STF vai analisar se a imposição de corte de cabelo...
      • Piso salarial de assistentes sociais: vai ter audi...
      • Servidores carreiras parecidas têm diferenças de r...
      • Parabéns a todos Advogados (as)
      • Servidores da Assistência Social protestam por val...
      • O BLOG AGENTES NA NET deseja a todos um Feliz Dia ...
      • Empresas que atrasarem férias serão multadas autom...
      • Os adolescente serão internados provisoriamente na...
      • Jovem é apreendida por erro judicial e estado de S...
      • MPRS pede aplicação de medida socioeducativa de in...
      • ADOLESCENTE FORAGIDO DA FUNDAÇÃO CASA É APREENDIDO...
      • Ministério da Justiça prioriza PEC da Segurança e ...
      • Consultor Jurídico Obrigatoriedade do trabalho pri...
      • TJ-SP publica edital de concurso público para escr...
      • A lei trabalhista que garante 12 tipos de falta co...
      • SIPAT 2025 discute saúde mental, segurança no trab...
      • Abandono de emprego pode gerar justa causa e corte...
      • Entidade questiona no STF resolução que define dir...
      • Especialistas preveem "enxurrada" de ações trabalh...
      • Sistema Socioeducativo de Minas Gerais está sendo ...
    • ►  julho (57)
    • ►  junho (55)
    • ►  maio (49)
    • ►  abril (59)
    • ►  março (63)
    • ►  fevereiro (71)
    • ►  janeiro (69)
  • ►  2024 (1037)
    • ►  dezembro (70)
    • ►  novembro (60)
    • ►  outubro (36)
    • ►  setembro (80)
    • ►  agosto (93)
    • ►  julho (105)
    • ►  junho (96)
    • ►  maio (117)
    • ►  abril (94)
    • ►  março (88)
    • ►  fevereiro (86)
    • ►  janeiro (112)
  • ►  2023 (1096)
    • ►  dezembro (94)
    • ►  novembro (72)
    • ►  outubro (76)
    • ►  setembro (80)
    • ►  agosto (63)
    • ►  julho (61)
    • ►  junho (89)
    • ►  maio (139)
    • ►  abril (85)
    • ►  março (96)
    • ►  fevereiro (116)
    • ►  janeiro (125)
  • ►  2022 (1032)
    • ►  dezembro (125)
    • ►  novembro (107)
    • ►  outubro (71)
    • ►  setembro (68)
    • ►  agosto (62)
    • ►  julho (53)
    • ►  junho (61)
    • ►  maio (66)
    • ►  abril (88)
    • ►  março (112)
    • ►  fevereiro (122)
    • ►  janeiro (97)
  • ►  2021 (1412)
    • ►  dezembro (102)
    • ►  novembro (106)
    • ►  outubro (99)
    • ►  setembro (107)
    • ►  agosto (114)
    • ►  julho (103)
    • ►  junho (112)
    • ►  maio (130)
    • ►  abril (137)
    • ►  março (173)
    • ►  fevereiro (104)
    • ►  janeiro (125)
  • ►  2020 (1094)
    • ►  dezembro (135)
    • ►  novembro (108)
    • ►  outubro (103)
    • ►  setembro (113)
    • ►  agosto (110)
    • ►  julho (177)
    • ►  junho (70)
    • ►  maio (77)
    • ►  abril (50)
    • ►  março (62)
    • ►  fevereiro (35)
    • ►  janeiro (54)
  • ►  2019 (977)
    • ►  dezembro (58)
    • ►  novembro (72)
    • ►  outubro (96)
    • ►  setembro (95)
    • ►  agosto (80)
    • ►  julho (91)
    • ►  junho (89)
    • ►  maio (83)
    • ►  abril (78)
    • ►  março (67)
    • ►  fevereiro (64)
    • ►  janeiro (104)
  • ►  2018 (922)
    • ►  dezembro (132)
    • ►  novembro (86)
    • ►  outubro (76)
    • ►  setembro (53)
    • ►  agosto (76)
    • ►  julho (64)
    • ►  junho (80)
    • ►  maio (93)
    • ►  abril (59)
    • ►  março (80)
    • ►  fevereiro (50)
    • ►  janeiro (73)
  • ►  2017 (665)
    • ►  dezembro (52)
    • ►  novembro (84)
    • ►  outubro (96)
    • ►  setembro (101)
    • ►  agosto (79)
    • ►  julho (35)
    • ►  junho (44)
    • ►  maio (32)
    • ►  abril (26)
    • ►  março (27)
    • ►  fevereiro (43)
    • ►  janeiro (46)
  • ►  2016 (214)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (17)
    • ►  outubro (58)
    • ►  setembro (52)
    • ►  agosto (39)
    • ►  julho (15)
Powered By Blogger

Pesquisar este blog

blog pra divulgaçao

de noticias e infiormaçoes do sistema carcerario,socioeducaçao em geral

Postagens populares

  • Criado projeto de lei pra demitir servidores públicos concursados
    URGENTE! SENADORA CRIA PROJETO DE LEI QUE PREVÊ DEMISSÃO DE SERVIDORES CONCURSADOS EM TODO O PAÍS! Funcionalismo terá que obrigatoriamen...
  • Policial é estuprada por oito menores e morta com 32 facadas
    Home Brasil Policial é estuprada por oito menores e morta com 32 facadas na... BRASILDESTAQUE Policial é estuprada por oito menore...
  • Demissão de servidores concursados de todo o País tem parecer favorável no Senado
    Demissão de servidores concursados de todo o País tem parecer favorável no Senado! 12/09/2017 10:41 Senador ...
  • Defensora dos direitos humanos é estuprada e morta por ex-penitenciário
    s Defensora dos direitos humanos é estuprada e morta por ex-penitenciário Imprimir   E-mail Suspeito de matar e estupra...
  • Extinção do cargo de agente penitenciário é formalizada e Estado passa a contar com 900 policiais civis
    Extinção do cargo de agente penitenciário é formalizada e Estado passa a contar com 900 policiais civis by clebertoledo Foto: Miller F...
  • Concurso autorizado: 1.034 vagas de Agente de Segurança Penitenciária/SP
    01 março 2017 Concurso autorizado: 1.034 vagas de Agente de Segurança Penitenciária/SP    Apenas dois dias após expirar a val...
  • Fundacao Casa x sindicato, Reunião no TRT, em 09/06
    Reunião no TRT, em 09/06 Resultado da reunião de hoje, 09/06 no TRT Aconteceu hoje, 09/06 no Tribunal Regional do Trabalho 2ª ...

Arquivo do blog

  • ▼  2025 (445)
    • ▼  agosto (22)
      • Secretaria da Proteção Social abre seleção para ag...
      • Família fica indignada que falta de comunicação ao...
      • STF vai analisar se a imposição de corte de cabelo...
      • Piso salarial de assistentes sociais: vai ter audi...
      • Servidores carreiras parecidas têm diferenças de r...
      • Parabéns a todos Advogados (as)
      • Servidores da Assistência Social protestam por val...
      • O BLOG AGENTES NA NET deseja a todos um Feliz Dia ...
      • Empresas que atrasarem férias serão multadas autom...
      • Os adolescente serão internados provisoriamente na...
      • Jovem é apreendida por erro judicial e estado de S...
      • MPRS pede aplicação de medida socioeducativa de in...
      • ADOLESCENTE FORAGIDO DA FUNDAÇÃO CASA É APREENDIDO...
      • Ministério da Justiça prioriza PEC da Segurança e ...
      • Consultor Jurídico Obrigatoriedade do trabalho pri...
      • TJ-SP publica edital de concurso público para escr...
      • A lei trabalhista que garante 12 tipos de falta co...
      • SIPAT 2025 discute saúde mental, segurança no trab...
      • Abandono de emprego pode gerar justa causa e corte...
      • Entidade questiona no STF resolução que define dir...
      • Especialistas preveem "enxurrada" de ações trabalh...
      • Sistema Socioeducativo de Minas Gerais está sendo ...
    • ►  julho (57)
    • ►  junho (55)
    • ►  maio (49)
    • ►  abril (59)
    • ►  março (63)
    • ►  fevereiro (71)
    • ►  janeiro (69)
  • ►  2024 (1037)
    • ►  dezembro (70)
    • ►  novembro (60)
    • ►  outubro (36)
    • ►  setembro (80)
    • ►  agosto (93)
    • ►  julho (105)
    • ►  junho (96)
    • ►  maio (117)
    • ►  abril (94)
    • ►  março (88)
    • ►  fevereiro (86)
    • ►  janeiro (112)
  • ►  2023 (1096)
    • ►  dezembro (94)
    • ►  novembro (72)
    • ►  outubro (76)
    • ►  setembro (80)
    • ►  agosto (63)
    • ►  julho (61)
    • ►  junho (89)
    • ►  maio (139)
    • ►  abril (85)
    • ►  março (96)
    • ►  fevereiro (116)
    • ►  janeiro (125)
  • ►  2022 (1032)
    • ►  dezembro (125)
    • ►  novembro (107)
    • ►  outubro (71)
    • ►  setembro (68)
    • ►  agosto (62)
    • ►  julho (53)
    • ►  junho (61)
    • ►  maio (66)
    • ►  abril (88)
    • ►  março (112)
    • ►  fevereiro (122)
    • ►  janeiro (97)
  • ►  2021 (1412)
    • ►  dezembro (102)
    • ►  novembro (106)
    • ►  outubro (99)
    • ►  setembro (107)
    • ►  agosto (114)
    • ►  julho (103)
    • ►  junho (112)
    • ►  maio (130)
    • ►  abril (137)
    • ►  março (173)
    • ►  fevereiro (104)
    • ►  janeiro (125)
  • ►  2020 (1094)
    • ►  dezembro (135)
    • ►  novembro (108)
    • ►  outubro (103)
    • ►  setembro (113)
    • ►  agosto (110)
    • ►  julho (177)
    • ►  junho (70)
    • ►  maio (77)
    • ►  abril (50)
    • ►  março (62)
    • ►  fevereiro (35)
    • ►  janeiro (54)
  • ►  2019 (977)
    • ►  dezembro (58)
    • ►  novembro (72)
    • ►  outubro (96)
    • ►  setembro (95)
    • ►  agosto (80)
    • ►  julho (91)
    • ►  junho (89)
    • ►  maio (83)
    • ►  abril (78)
    • ►  março (67)
    • ►  fevereiro (64)
    • ►  janeiro (104)
  • ►  2018 (922)
    • ►  dezembro (132)
    • ►  novembro (86)
    • ►  outubro (76)
    • ►  setembro (53)
    • ►  agosto (76)
    • ►  julho (64)
    • ►  junho (80)
    • ►  maio (93)
    • ►  abril (59)
    • ►  março (80)
    • ►  fevereiro (50)
    • ►  janeiro (73)
  • ►  2017 (665)
    • ►  dezembro (52)
    • ►  novembro (84)
    • ►  outubro (96)
    • ►  setembro (101)
    • ►  agosto (79)
    • ►  julho (35)
    • ►  junho (44)
    • ►  maio (32)
    • ►  abril (26)
    • ►  março (27)
    • ►  fevereiro (43)
    • ►  janeiro (46)
  • ►  2016 (214)
    • ►  dezembro (33)
    • ►  novembro (17)
    • ►  outubro (58)
    • ►  setembro (52)
    • ►  agosto (39)
    • ►  julho (15)

Blog para divulgação de notícias sobre a sócio educação vigilância e sistema carcerário em geral

Blog para divulgação de notícias sobre a sócio educação vigilância e sistema carcerário em geral

Translate

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

agentesnanet.blogspot.com

agentesnanet.blogspot.com

Tema Simples. Tecnologia do Blogger.