Estudante integra equipe que representou o campus Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo; evento foi realizado durante a 21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Fernando (nome fictício), de 18 anos, atualmente em medida de semiliberdade na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Ribeirão Preto, conquistou o primeiro lugar na "Jornada de Foguetes do Cerrado", realizada na última sexta-feira, 8, em Brasília.
 

O evento, promovido durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ocorreu no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios.
 

Fernando participou da competição como aluno do curso técnico concomitante ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Sertãozinho, onde integra uma equipe dedicada ao desenvolvimento de foguetes feitos com garrafas PET.
 

A disputa consiste em lançar foguetes movidos por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, buscando alcançar a maior distância possível. Para isso, os participantes utilizam conhecimentos de matemática, física e química na criação dos modelos e na determinação da proporção ideal do "combustível".
 

Regras rigorosas estabelecem que os foguetes não podem conter peças metálicas ou componentes eletrônicos, garantindo a equidade entre os competidores.
 

Revide 1239

Com um lançamento que atingiu 402 metros, a equipe de Fernando superou os adversários e saiu vitoriosa. "Essa competição, apesar de recente, já é um marco. Foi um termômetro para nossos conhecimentos e uma conquista importante. Testar nossos limites é essencial", afirmou o jovem.
 

O recorde nacional de lançamento de foguetes, atualmente de 560 metros, foi alcançado em outubro deste ano, durante a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), evento vinculado à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
 

Fernando tem grandes ambições: "Queremos superar esse recorde e alcançar 600 metros no próximo ano."


Segundo Andre Mazzo, diretor da unidade de semiliberdade onde Fernando está, o jovem demonstra grande potencial. "Ele é muito inteligente e tem um futuro brilhante. Continuaremos oferecendo o apoio necessário para que ele construa uma história de sucesso", ressaltou.



Fundação CASA
 

Savegnago

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos, a Fundação executa medidas de privação e restrição de liberdade determinadas pelo Judiciário, prezando pela humanização e reintegração social.
 

Mais informações: www.fundacaocasa.sp.gov.br


Foto: divulgação