sábado, 3 de agosto de 2019

Servidores do sistema socioeducativo entrarão de greve no domingo (4

Em Brasília

  • A categoria reivindica melhores condições de trabalho. Com a paralisação, as visitas de familiares aos internos serão suspensas
  •     
Servidores do sistema socioeducativo do DF decidiram paralisar parcialmente as atividades a partir de domingo (4/8). A greve foi decidida em assembleia extraordinária, realizada na quarta-feira (31/7) pelo Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal (Sindsse/DF). Na ocasião, cerca de 500 agentes fecharam parte do Eixo Monumental e se concentraram na Praça do Buriti. A categoria reivindica melhores condições de trabalho. 

Ao Correio, o presidente do Sindicato, Alexandre Rodrigues, detalhou as reivindicações. “O primeiro ponto é o baixo efetivo para suprir todas as demandas. Queremos oferecer um serviço de qualidade e segurança para a população, mas estamos sujeitos ao risco. Precisamos do mínimo de segurança. Além disso, estamos lutando pela gratificação de circulação.
Temos um processo em tramitação desde 2015, onde diz que o servidor recebe uma porcentagem quando se qualifica no ensino, e isso não temos”, questionou. 

Segundo ele, a paralisação não tem prazo para terminar. Ele explicou ainda que, mesmo em greve, os agentes permanecerão nas unidades socioeducativas, a fim de garantir a segurança dos internos e evitar possíveis ebeliões. Rodrigues esclareceu que recebeu uma proposta da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus) recentemente, mas foi inaceitável. "Eles disseram que começariam a discutir a possibilidade de implementação dessas pautas a partir da segunda quinzena de setembro. Sabemos da situação do governo, mas enxergamos que essa é uma pauta acessível para eles", ressaltou. 
 
Em nota oficial, a Sejus informou que está disponível para dialogar com a categoria e que as negociações estão em andamento. "A secretaria já iniciou a análise das demandas apresentadas, considerando os impactos orçamentários. Iremos adotar medidas necessárias para garantir a manutenção dos serviços, a integridade física dos servidores e do público atendido", diz o documento.

Visitas suspensas

Com a paralisação dos servidores, as visitas dos familiares aos internos serão suspensas por tempo indeterminado em todas as unidades de internação (Planaltina, Recanto das Emas, São Sebastião, Brazlândia, Santa Maria, provisória de São Sebastião, atendimento inicial e saída sistemática).
 
*Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário