sábado, 21 de agosto de 2021

Severiana Paulino Rodrigues, moradora de Iaras, do C.A.S.A TRÊS RIOS conquistou, respectivamente, o 1º lugar na fase estadual do 6º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). O tema da redação foi “Entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua?”. 👉

 

Alunas conquistam primeiros lugares no Concurso de Redação da Defensoria Pública da União

 Concurso de Redacao DPU 1

 

Duas estudantes do Campus Centro e uma do Humaitá II foram premiadas na etapa estadual do 6º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU).  Maria Clara Scrivano e Maria Luiza Teixeira dos Santos, do Campus Centro, conquistaram, respectivamente, o 1º e 2º lugares na categoria Ensino Médio, e Maria Beatriz Fernandes Carlos, do 7º ano do Campus Humaitá II, conquistou o primeiro lugar na categoria para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O tema indicado da redação foi “Entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua?”. 

 

A 6ª Edição do Concurso de Redação foi destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e aos adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais, desde que devidamente matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico do país, bem como a todos os internos das penitenciárias federais. Esta edição do concurso de redação visou despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, incentivando a reflexão e o debate desses assuntos nos ambientes educacionais da rede pública de ensino.

 

A professora e coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa do campus, Margarete Dias, ressaltou os desafios e a conquista das estudantes. “Em outubro de 2020, duas alunas do Campus demonstraram interesse na participação no 6o Concurso de Redação da DPU, Defensoria Pública da União. Com todas as dificuldades inerentes ao momento pandêmico, mas com esforço e disposição de quem acredita valer a pena, Maria Clara Scrivano e Maria Luiza Teixeira dos Santos venceram a fase estadual do concurso, ficando em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Parabéns às alunas, por seu protagonismo, ao engrandecerem o Colégio Pedro II – Campus Centro por meio de suas ações e palavras”, afirmou.

 

O professor André Caldas, da Equipe de Português do Humaitá II e responsável pela orientação de Maria Beatriz, ressaltou a importância do concurso para a reflexão de estudantes sobre o tema e a conquista da aluna. “Maria Beatriz, com o apoio de sua família, procurou o colégio no mês de outubro de 2020 para se inscrever no concurso. Foi uma honra poder ajudar a Maria Beatriz nesse desafio”, declarou o professor, lembrando que é de suma importância que estudantes pensem sobre a sociedade e que desenvolvam um olhar crítico sobre ela. Caldas também agradeceu a parceria com a professora Margarete Dias, coordenadora da Equipe de Português do Campus Centro. “A professora Margarete Dias teve uma participação fundamental no processo.

 

 

Confira aqui os resultados do concurso. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário