Caso aconteceu na unidade de Guarujá. Menores fizeram três vítimas dentro da unidade e um dos servidores morreu.

Por g1 Santos

 


Sete menores fugiram da fundação casa, um deles matou um servidor — Foto: TV Tribuna
Sete menores fugiram da fundação casa, um deles matou um servidor — Foto: TV Tribuna

Adolescentes estrangularam e mataram um servidor público durante uma fuga na Fundação Casa em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1 nesta segunda-feira (12), os menores fizeram três reféns dentro da unidade, conseguiram pegar as chaves das portas e fugiram pelos alambrados. Sete jovens conseguiram escapar, sendo que um deles foi capturado.

O caso aconteceu na noite deste domingo (11), na unidade que fica localizada na avenida Ademar de Barros, na Vila Santo Antônio. Um dos servidores, que ficou de refém dos menores, informou à polícia que na unidade estão apreendidos dez adolescentes. No local, trabalham dois agentes e um coordenador.

Segundo ele, por volta das 22h, todos os menores já estavam no quarto e as portas seriam fechadas após dez minutos. Nessa hora, ele escutou um barulho vindo do andar de cima da unidade e foi averiguar o que estava acontecendo. Quando entrou no corredor do primeiro andar, ele viu parte da perna e do pé do outro servidor, que já estava caído no chão.

Ele contou ainda que, ao entrar no quarto, um dos menores aplicou um mata-leão nele, impossibilitando que ele ajudasse o colega. Ainda segundo o documento, os dois agentes foram amarrados pelos pés e mãos. Um deles foi estrangulado, não resistiu a agressão e morreu no chão da unidade.

Os adolescentes pegaram as chaves de acesso as portas e foram para o refeitório. Na sequência, eles forçaram as janelas, estouraram o rebite e tiveram acesso a quadra de esportes. Os jovens quebraram os alambrados, levantaram o cercado e tiveram acesso à rua.

Um terceiro funcionário da unidade, ao perceber a ação do menores, tentou ajudar os colegas de trabalho e chamou o SAMU para atendimento médico. Uma equipe do Samu foi até a unidade e constatou a morte do servidor público que, segundo informações preliminares da polícia, foi enforcado com um lençol.

Ainda segundo testemunhas, os infratores roubaram carros na avenida Adhemar de Barros e na Rodovia Cônego Domênico Rangoni e seguiram para comunidades de Guarujá. Em patrulhamento na região, quatro adolescentes foram vistos pela Polícia Militar, próximo a comunidade do Caranguejo. Um dos menores, de 17 anos, tentou fugir pela mata, mas não conseguiu e se entregou as autoridades. Ele foi encaminhado a delegacia.

Sete adolescentes fogem da Fundação Casa e fazem dois servidores refém, em Guarujá — Foto: Reprodução Tv Tribuna
Sete adolescentes fogem da Fundação Casa e fazem dois servidores refém, em Guarujá — Foto: Reprodução Tv Tribuna

Fundação Casa

Em nota, a Corregedoria Geral da Fundação Casa informou que instaurou procedimento administrativo para apuração da morte de um servidor e a fuga dos adolescentes no Centro de Internação Provisória do Guarujá

Sobre a fuga, a Instituição disse que comunicou o Judiciário e os familiares dos adolescentes. "A Fundação CASA presta solidariedade aos familiares do servidor", ressaltou.

A Polícia Civil decretou a apreensão cautelar do adolescente suspeito de estrangular o servidor, conduzindo pela prática de ato infracional ao crime de evasão mediante violência, lesão corporal e homicídio. A polícia determinou ainda a apresentação do menor junto ao promotor de Justiça.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos