terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Desembargador de Santos será o novo secretário de Justiça do Governo do Estado de São Paulo

Fábio Prieto, de 61 anos, foi convidado pelo governador eleito Tarcísio de Freitas

Por: Arminda Augusto  -  
Fábio Prieto foi presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª região
Fábio Prieto foi presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª região    Foto: Divulgação/TRF-3

Um santista vai assumir, em 1º de janeiro, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania: Fábio Prieto de Souza, 61 anos, formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) na turma de 1983 e com a experiência de já ter ocupado vários cargos e funções dentro da Magistratura. Ele foi anunciado para a nova função esta semana pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Fábio Prieto é um dos conselheiros da Comissão de Ética Pública, vinculada à Secretaria Geral da Presidência da República. Foi presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e corregedor-geral da Justiça Federal. É membro do Conselho Superior de Estudos Jurídicos do Instituto Roberto Simonsen, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio).

PUBLICIDADE

Em seu currículo, foi também conselheiro do Conselho da Justiça Federal (Brasília) e integrante do Ministério Público do Estado de São Paulo por mais de cinco anos (1986/1991).


Surpresa

Em entrevista a A Tribuna, por telefone, o futuro secretário de Justiça disse que ficou surpreso com o convite. Trabalhando em São Paulo há muitos anos, atualmente é sócio-sênior de importante escritório de Advocacia. “Mas me senti muito prestigiado com o convite. O governador eleito foi elogioso e me apresentou seu projeto de governo e gostei bastante. Ainda tenho em mim o impulso de me envolver com as questões públicas, de ajudar com meu conhecimento e com minha experiência”, disse.


Na composição de seu secretariado, Tarcísio de Freitas extinguiu a Secretaria da Pessoa com Deficiência, incorporando as tarefas dessa pasta à Secretaria de Justiça. Para Fábio Prieto, essa medida não altera em nada o foco nas questões que envolvem as pessoas com deficiência (PCD). “Manteremos as equipes, o espaço que ocupa e as pautas que tramitam atualmente, mas tudo em uma coordenadoria”.


Para Prieto, cidadania “diz respeito a todas as minorias”, e todas serão tratadas com o mesmo empenho e respeito. “Havia uma secretaria para o tema PCD, mas quase sem orçamento e pouco poder de execução. Agora, fará parte da política de inclusão como um todo”.


Gestão

Há cinco anos, o titular da Secretaria de Justiça acumula a função de presidente da Fundação Casa, condição que o novo secretário pretende mudar. “Sou a favor da fundação ter um presidente autônomo”, defende.


Como desafios a partir de 2023, o santista acredita que a secretaria deverá seguir a dinâmica do novo governador que, acredita, levará para o Estado o foco em melhorar a infraestrutura, privatizar as estatais que julgar necessário e otimizar os serviços público.


“Tudo isso demanda prontidão da Justiça, e é isso que pretendo fazer”.


Logo A Tribuna

notification icon
Deseja receber alertas sobre as notícias mais importantes em seu navegador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário