quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

INSS CONCEDE DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL PARA ESTE GRUPO DE PROFISSIONAIS

 

  • HOME
  • INSS

  •  0

    Caso você faça parte deste grupo de profissionais, será possível se aposentar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com apenas 25 anos de trabalho!

    Estamos falando sobre a aposentadoria especial do INSS! Confira agora todos os detalhes, quem tem direito, e como solicitar.

    Aposentadoria especial do INSS

    Este tipo de aposentadoria permite um grupo específico a conseguir se aposentar por tempo de serviço antes de possuir a idade necessária. Veja agora os grupos que possuem esse direito:

    1. Dentistas;
    2. Eletricistas;
    3. Enfermeiros;
    4. Médicos;
    5. Grafistas ou gráficos;
    6. Metalúrgicos;
    7. Motoristas de ônibus;
    8. Operadores de raio-x;
    9. Operadores de caldeiraria;
    10. Operadores de Câmaras Frias;
    11. Soldadores
    12. Torneiros Mecânicos;

    Como é possível perceber pela lista, essa categoria visa contemplar todos aqueles que trabalham em um ambiente de insalubridade. Porém, algumas categorias possuem restrições específicas, ou seja, não são todos os profissionais da área que poderão conseguir a aposentadoria desta maneira. São essas:

    • Eletricistas: somente os que trabalharam com tensão elétrica maior que 250 volts;
    • Metalúrgicos: somente os que foram expostos a agentes físicos, químicos e biológicos que fazem mal para a saúde durante o trabalho.
    • Motoristas de ônibus: os motoristas de caminhão que conduzem caminhões com capacidade maior que 4 mil toneladas também podem entrar nesta categoria.

    Como fazer a comprovação das atividades insalubres?

    É preciso passar pelo laudo técnico PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). É um documento que possui como função comprovar que o trabalhador realmente trabalhou em condições insalubres, que são consideradas pela aposentadoria especial.

    Este PPP é fornecido pela empresa que o trabalhador fez seus trabalhos, bastando somente fazer a solicitação para a área competente, que muitas vezes é a área de Recursos Humanos (RH).

    COMENTÁRIOS
    PUSHNEWS
    ­

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário