quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Jovens da Fundação CASA autografam seus livros na Pinacoteca

 


Jovens participaram de todo processo de criação, da escrita aos desenhos. CRÉDITO: Eliel Nascimento - FCASA

Medidas socioeducativas

Sete jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação CASA de Osasco e no feminino Chiquinha Gonzaga participam hoje, às 14h, de uma tarde de autógrafos e do lançamento dos livros produzidos por meio da oficina do Projeto Primeiro Livro. O evento será realizado no auditório da Pinacoteca do Estado de São Paulo, na capital.

Adolescentes e Familiares

Na programação, está prevista uma roda de conversa com os adolescentes. Familiares também estarão presentes. Os jovens poderão contar o processo de elaboração das obras.

Processo criativo dos jovens internos

Eles também conhecerão pessoalmente os mentores da Associação Pedagógica Primeiro Livro, que atuaram à distância auxiliando o processo de criação e revisão.

Os livros devem alcançar adolescentes de outras unidades da Fundação CASA. Haverá maletas distribuídas contendo dez exemplares cada. A ideia é inspirar novas produções.

250 mil exemplares impressos

Foram impressos 250 exemplares físicos, cujos temas e narrativas são de livre escolha dos autores. Os livros são escritos sob pseudônimos, pois a identidade dos jovens deve ser protegida, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Processo criativo

As oficinas do Projeto Primeiro Livro começaram em agosto. Reuniram cinco jovens em medida socioeducativa de Osasco e seis adolescentes do centro feminino Chiquinha Gonzaga.

Eles participaram de todo o processo de produção, desde a concepção até a ilustração e publicação do livro. Agentes e mentores presenciais auxiliaram. Houve ainda a participação de uma equipe à distância, Ela cuidou da revisão, construção e diagramação.

O projeto é fruto de um termo de cooperação entre a Fundação CASA e a Associação Pedagógica Primeiro Livro.

De acordo com a coordenadora da Superintendência Pedagógica da Fundação CASA, Karina de Santa Cruz Pimenta, a ideia é que “mais jovens sejam inspirados pela iniciativa e encontrem na literatura uma forma de se expressarem”.

O Projeto foi realizado pela primeira vez com jovens da Fundação CASA em dezembro de 2015. Na ocasião, 24 adolescentes tiveram seus livros publicados em uma tiragem de 480 exemplares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário