terça-feira, 2 de julho de 2019

Dois menores são recapturados após resgate na Fundação Casa


Fugitivo acusado de latrocínio contra frentista ainda não foi encontrado; ação ocorreu na noite desta segunda (1º), nos fundos do complexo de internação de adolescentes infratores localizado na zona Oeste de Ribeirão Preto

|ACidadeON/Ribeirao

Escada utilizada no resgate de menores teria sido apoiada na muralha da unidade Ouro Verde (Foto: Rede social)
Dois dos três menores resgatados da Fundação Casa de Ribeirão Preto foram recapturados pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira (2). A fuga ocorreu na noite desta segunda-feira (1º), nos fundos do complexo de internação de adolescentes infratores localizado na zona Oeste de Ribeirão Preto. 
No início da tarde a Polícia Militar encontrou um dos infratores de 17 anos, que estava em acolhimento por envolvimento com tráfico de drogas. A PM fez buscas na casa da mãe dele, que apontou que o menor poderia estar escondido na casa do irmão, no bairro Adelino Simioni. O jovem foi recapturado no local e entregue na Diju (Delegacia da Infância e Juventude).   
Já o internado por roubo qualificado, de 16 anos, foi encontrado no final da tarde pela Polícia Militar no bairro Jardim Salgado Filho.
O terceiro menor resgatado, de 17 anos, acusado de participação no latrocínio do frentista Vail Julião, 60, no dia 20 de abril, ainda não foi recapturado.
A fuga
Dois homens armados utilizaram uma escada para resgatar os menores. Segundo informações de agentes do complexo à Polícia Civil, os criminosos escalaram o alambrado pelos fundos da unidade em meio a um canavial, onde tiveram acesso à muralha. 
Inicialmente, exigiram o resgate de dois adolescente da Casa Ouro Verde. Uma escada, uma corda e um alicate também teriam sido utilizados na ação, conforme mostram fotos de rede social. 
Os agentes da Fundação Casa não trabalham armados e tiverem uma blusa e um rádio comunicador roubados na ação. Não há câmeras de segurança no local da fuga.   
A Casa Ouro Verde, onde ocorreu a fuga, tem 83 vagas disponíveis e havia o mesmo número de adolescentes no último dia 13 de junho, de acordo com a Fundação Casa.  
O complexo, composto por quatro centros (Casa Ribeirão Preto, Casa Ouro Verde, Casa Rio Pardo e Casa Cândido Portinari), possui 409 vagas no total. No dia 13 de junho a ocupação estava em 388 adolescentes, o que corresponde a 94,59% do total.
Outro lado 
A Fundação Casa informou, por meio de nota de imprensa, que uma sindicância foi instaurada pela Corregedoria Geral para apurar o resgate dos três adolescentes.
"A Polícia Militar foi acionada e faz buscas na região. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para investigar o resgate. O centro socioeducativo tem capacidade para atender 83 jovens e, antes de acontecer o resgate, atendia 78 internos", declarou. 
A Fundação também afirmou que o centro Ouro Verde conta com o número necessário de servidores para aplicar a medida socioeducativo. "Além disso, está em andamento um estudo para instalação de câmeras de monitoramento em seus centros".  


Nenhum comentário:

Postar um comentário