quarta-feira, 10 de julho de 2019

Servidores suspendem atividades em unidade de internação de menores no DF e alegam falta de segurança


Posto da PM próximo ao local foi desativado. Corporação afirma que medida atende a nova estratégia de policiamento.

Por G1 DF
 

 Fachada Unidade de Internação de Planaltina (UIP). — Foto: Google/Reprodução
Fachada Unidade de Internação de Planaltina (UIP). — Foto: Google/Reprodução
Servidores do sistema socioeducativo do Distrito Federal suspenderam as atividades na Unidade de Internação de Planaltina (UIP), no Distrito Federal, por conta da falta de policiamento no local.
A paralisação, que teve início na terça (9), é contra a desativação do posto da Polícia Militar que fica em frente à unidade. Segundo os servidores, sem o auxílio da PM, há sensação de insegurança.
Em 2016, o Ministério Público recomendou ao Governo do Distrito Federal que determinasse ao Comandante-Geral da Polícia Militar a instalação de postos da corporação na área externa de cada unidade de internação do Distrito Federal.
No entanto, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal (Sindsse), Alexandre Rodrigues, todos as unidades foram retiradas. O posto de Planaltina era o último que restava.
"Os agentes estão inconformados, já que a unidade de Planaltina é vulnerável no quesito segurança. Temos históricos de violência na região", afirmou.
Segundo os servidores, durante a paralisação, foram mantidos apenas serviços essenciais. Ao G1, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) informou que as atividades foram parcialmente suspensas como medida de segurança.
No entanto, segundo a pasta, não houve fuga. A Sejus afirmou ainda que "está articulando com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) no sentido de verificar as possibilidades do retorno imediato dos policiais militares".
A Polícia Militar, por sua vez, afirmou que o posto da PM foi desativado em função da "nova estratégia de policiamento". Segundo a pasta, as unidades "estão sendo substituídas pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) à pé, bem como o policiamento com viaturas e bases móveis".
A corporação afirma ainda que "o intuito é aumentar a agilidade no atendimento policial e expandir a área de atuação das equipes".
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário