segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Internos da Fundação Fale sobre o ENEM para mudar de vida

Internos da Fundação Fale sobre o ENEM para mudar de vida Dois jovens que cumprem medidas socioeducativas contam com o que está em jogo sem exame que pode dar a eles uma chance de fazer faculdade. Por Guilherme Henrique ; fotos por Guilherme Henrique | dez 10 2018, 1:50 pm Rodrigo e Leandro vão assistir o ENEM PPL nesta semana. Foto: Guilherme Henrique Tuíte PUBLICIDADE Um sombra de chinelos é parte integrante do complexo Vila Maria, em São Paulo. A quadra é complexa pura, com buracos e uma estrutura de ferro destruído pela ferrugem. Enquanto isso, a sala de aula castigava o terreno, cerca de 50 internos da Fundação. Logo that entramos não patio, Rodrigo *, de 17 anos, e Leandro *, de 19, agradecendo a conversa com uma reportagem da VICE BRASIL e se juntaram ao grupo de jovens que, como eles, vestem bermuda e camiseta azul, com chinelos da Similar cor e identification with reports yellow pintados nas roupas. Diferenças que estão sendo salvas na próxima refeição, Leandro e Rodrigo fazem parte do grupo de 307 internos da Fundação Casa, distribuídos em 87 centros socioeducativos no estado de São Paulo, que vão prestar o Enem PPL nesta terça-feira (11). Enem ocorrido no início de novembro, o PPL, destinado a adultos e adolescentes internados, a possibilidade de acesso a vagas no Ensino Superior para o Ensino Médio (Sisu) ProUni) ou financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Instituto Nacional de Análises e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), professor de prova, quase 41 mil pessoas no Brasil, entre jovens e adultos, fizeram uma inscrição para prestar o exame. O número aumentou em relação ao ano passado, quando pouco mais de 31 realizou uma solicitação. Até 2017, o Enem PPL também foi utilizado para certificação de conclusão do ensino médio. A Federal foi criada pelo Instituto Federal de Certificação de Competências para Jovens e Adultos. 1544445465650-FUNDACAO-SAIDA-1 Foto: Guilherme Henrique 1544445305430-FUNDACAO-RODRIGO-E-LEANDRO-1 Foto: Guilherme Henrique Hoje a Fundação Casa mantém 8455 jovens, divididos em diferentes faixas etárias e níveis de socioeducativa. Desse total, 6671 estão internados, 1199 estão internados provisoriamente, 384 em semiliberdade, entre outros programas de atendimento. Os sucessos podem variar: são 2939 jovens reclusos por roubo, outros 3933 por tráfico de drogas e por aí vão, por furto, homicídio doloso habilitado, estupro e outros, segundo dados da instituição. PUBLICIDADE A prova do Enem PPL também está dividida em dois dias. 1ª etapa, marcada para esta terça-feira (11), às 13h30, e os candidatos, dentre eles Leandro e Rodrigo, serão 5 horas para responder às questões de Linguagens, Linguagem e Tecnologias e Ciências Humanas e Tecnologias, além de da redação. No 2º dia, de outras cinco semanas, abordando as questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Abaixo, uma trajetória de Rodrigo e Leandro. Rodrigo *, 17 anos 1544444969742-FUNDACAO-RODRIGO Foto: Guilherme Henrique Um risco lateral no cabelo de Rodrigo faz com que o corte seja bem alinhado ainda mais entre os internos da Casa Bela Vista. Tem olhos serenos, lábios grossos e pele negra. Estutura de, no máximo, 1,80 metros, mas a sua estrutura corporal definida e musculosa faz com que a sua intensidade seja maior. Criacao da Zona Norte de Sao Paulo, também viveu em Guarulhos, antes de voltar a fazer o bairro do Jaçanã, onde cresceu. Sonha ser engenheiro mecânico, estudar nos Estados Unidos e trabalhar em uma grande empresa. “Prometi isto é meus pais e vou cumprir”, diz. Durante a infância, foram à painéis da periferia sem cerimônia. “Crescendo jogando bola, brincando de pega-pega. Mas meu irmão mais velho, hoje está com 24 anos, roubado ”, explica. A curiosidade e a vontade de fazer a quisesse fez com que ele pedisse ao irmão para entrar no crime. “Ele me pediu as consequências, e eu disse que eleava tudo.” PUBLICIDADE Aos 15 anos de idade, todos os roubados, todos à mão armada, garante. “Eu achova aquilo que era uma profissão. Começar a ganhar dinheiro, ir às festas, comprar roupa ”, lembra. O mesmo aconteceu com o repetido ano, fato que revela com orgulho, a necessidade de ser mais alto que os estudos. “Eu para uma escola pra presença. Gostava de história, de ver os mapas. Mas tinha muito professor que não estava nem aí também ”, afirma. "Fui ao hospital algemado e as pessoas diziam: 'olha o lixo aí aí'" Entre o estudo ea vida sem crime, Rodrigo, à época, preferiu a segunda opção. A partir de junho de 2011 157. “Caí em Guarulhos. No primeiro caso não me perguntei e, no segundo, fui preso em flagrante ”, explica. Mas uma prova no Senai podia ter mudado tudo. "Antes de começar a fazer uma avaliação para fazer um curso técnico de engenharia mecânica. Não passei por dois pontos. Fiquei na lista de espera, mas não rolou. Depois disso, acabei desanimando e caí para o crime ”, conta. O mesmo dos quatro últimos, desde que foi para a Fundação Casa, Rodrigo ouve repetidamente que a sua casa não é mais da mesma. A irmã de 13 anos diz que é uma alegria da família, e que tudo está diferente da sua internação. “Ela é uma coisa mais rara da minha vida. Fico até emocionado de lembrar o que aconteceu quando saiu pela primeira vez ”, diz. O irmão mais velho não sabe que Rodrigo está recluso. Quando ele foi preso em Santo André, eu adicionei uma carta dizendo para ter cuidado. O que já está sendo feito e notificado, mas eu não dei atenção e continuei roubando. Talvez minha mãe fale com ele antes do natal. Ele vai ficar triste ”, comenta. PUBLICIDADE Corintiano e Famoso de Racionais MC's, Rodrigo acredita no que pode ser um novo caminho para a sua vida. “Isso aqui está longe de ser uma maravilha, mano. Todo o lugar que você vai vai ter quem te vigiando. Fui ao hospital algemado e as pessoas dizem 'olha o lixo aí'. É uma humilhação ”, conta. “Mas, por outro lado, eles pegam no pé com os estudos. Aqui, vou para a escola e eles me perguntam tudo ”, pontua. Para obter mais logo, o mantra será aquele que é carregado desde que tenha entrado na Fundação Casa. “Aprendi isso aqui dentro. Pensar antes de agir, sempre ”. Leandro *, 19 anos 1544445037081-FUNDACAO-LEANDRO Foto: Guilherme Henrique Sentido sem ressalva como costas e pernas, Leandro manteve um olhar aflito durante toda a conversa. As mãos não pararam um só instante, sempre juntas, procurando-se um lugar para tornar-se sem aparentar nervosismo. O sorriso na expressão da juventude criada em São Mateus só aparece quando o assunto é uma namorada. Tem que valorizar-se por estar com comigo, enquanto caminha pela direção contrária da minha. Há pelo menos seis meses, Leandro afirmou que conheceu uma jovem de 22 anos antes ainda não estava “mundão”. “Ela trabalhava na pizzaria da família. Freqüentava o local e, depois disso, nos envolvemos ”, diz. O relacionamento durou entre quatro e cinco meses até que o jovem fosse preso. “O natural e o que mais faz é o término do namoro ou do abandono da mulher. Mas ela está comigo e eu visita sempre ”, afirma. Pensando pensando no no no no no no no no no no Lea Lea Lea Lea Lea Rodrigo Rodrigo Rodrigo Rodrigo Rodrigo Rodrigo Rodrigo Rodrigo Rodrigo Rodrigo Rodrigo Uma fonte pelo curso tem uma ver com uma companheira. “Minha sogra está terminando uma faculdade de Direito. Fui me envolvendo, conversando e me aprofundando mais ”, garante, para depois dizer que“ vai precisar ler muito ”quando entrar na faculdade. "Não quero que meus irmãos façam o que eu fiz. É muito sofrimento" PUBLICIDADE Durante a infância, uma comunicação com dois irmãos mais novos: um de 15 anos e outro de 10. A responsabilidade sobre eles, o exemplo de um ser transmitido, também o motivam a sair do crime. “Eles sabem o que aconteceu, mas não ficam perguntando. Quando sair daqui, vou conversar com eles. O de 15 anos está encaminhando, trabalhando em um jato de lava, indo à igreja. O de 10 anos também está tranquilo. Não quero que eles façam o que eu fiz. É muito sofrimento ”, argumenta. A decisão pelo ato infracional, explica Leandro, foi baseada no desejo comum de algo rápido e fácil. Eu não queria trabalhar, mas gostava de comprar um tênis, minhas roupas. Também nunca gostei de ficar como coisas pra ninguém. My mom os os problems dela pra resolver e não queria atrapalhar. Acabou-se com outros roubados e acabei me juntando com as ruínas ... Caí em Santo André, não (artigo) 157 ”, explica. Quando foi para a Fundação Casa Achou que sua vida tinha acabado. "Eu continuo sem crime, pensava que não tinha mais jeito. No decorrer da minha vida e da minha família, decidi mudar de vida. Agora estou planejando meu futuro, pensando em outras coisas, mantendo a cabeça ocupada ”, afirma. Ao me despedir dos dois, perguntei a Rodrigo de música das Racionais ele mais gostava. “Aquela lá… Fé em Deus que é justo…”. “Vida Loka parte eu”, respondi. “Essa! Curto amor parte: Onde está / ficar lá por / Tenha fé por no lixão nasce flor ”. O nome verdadeiro dos entrevistados foi alterado para que suas identidades sejam mantidas em sigilo. Siga um VICE Brasil no Facebook , Twitter , Instagram e YouTube . Tuíte TAGGED:CRIMEEDUCAÇÃOFUNDAÇÃO CASAPPL DO ENEM Relacionado ao vídeo logotipo do rodapé © 2018 VICE MEDIA LLC

Nenhum comentário:

Postar um comentário