sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

FGTS 2022: ATENÇÃO! Você trabalhador tem até fim do mês para pedir saque! Saiba como

 


0
SHARES

No campo dos benefícios sociais e trabalhistas, uma das maiores novidades dos últimos anos foi o chamado Saque Aniversário do FGTS. Na verdade, esta é uma nova modalidade de saque do fundo de garantia que permite ao trabalhador sacar um valor parcial do seu FGTS a cada ano. E este saque, como o próprio nome da modalidade já indica, é permitido a partir do mês de aniversário do trabalhador.

De acordo com a legislação, há 20 anos, pessoas com deficiência de baixa renda passaram a ter direito à passagem gratuita nas viagens interestaduais. Desde então, foram emitidas mais de um milhão de credenciais referentes ao Passe Livre. Só em 2021, mais de 70 mil pessoas receberam a referida carteirinha.

Portanto, estando de acordo com as informações que foram citadas anteriormente, o trabalhador que faz parte do Saque Aniversário do FGTS tem cerca de 3 (três) meses em cada ano para sacar os seus respectivos valores do fundo de garantia.

LEIA TAMBÉM: Golpe do FGTS Emergencial: Veja como saber se você foi vítima e como se proteger!

De fato, é um tempo de aproximadamente 90 (noventa) dias em cada período anual que os trabalhadores do saque aniversário são autorizados a fazer essa retirada de dinheiro. E se esse prazo não for seguido, ele deverá esperar a próximo liberação de saque, no ano imediatamente seguinte.

Saque FGTS 2022 para quem faz aniversário em janeiro

O trabalhador do Saque Aniversário do FGTS que faz aniversário no mês de junho, por exemplo, tem do 1º dia útil deste mês até o último dia útil do mês de agosto para retirar o dinheiro que para ele se encontra disponível para ser sacado. E se ele não fizer o saque do fundo de garantia nesse prazo, o trabalhador só poderá sacar o FGTS no próximo ano.

Dessa forma, o trabalhador que faz parte dessa modalidade e que faz aniversário neste mês de janeiro tem até o dia 31 de março de 2022 para fazer o saque do seu FGTS. E uma vez que esse prazo for ultrapassado, e o trabalhador aniversariante de janeiro não tiver feito o seu saque, ele deverá então esperar pelo mês de janeiro de 2023 para ser liberado a fazer o saque novamente.

Mas atenção! No caso específico do trabalhador que faz aniversário em janeiro e que ainda não se inscreveu no Saque Aniversário do FGTS, este tem até o último dia útil deste mês para solicitar a entrada na modalidade. Este pedido deve ser feito diretamente para a Caixa Econômica Federal (CEF). Se possível, o trabalhador pode comparecer em uma agência física do banco público, mas é recomendado verificar qual é o horário do expediente anteriormente.

Da mesma forma, o trabalhador que faz aniversário em fevereiro e que quer se inscrever no Saque Aniversário do FGTS tem até o último dia útil do próximo mês para fazer essa mesma solicitação para a Caixa, e assim por diante.

Saque FGTS 2022: Atenção aos Prazos

O trabalhador que faz aniversário no mês de janeiro conta com os seguintes prazos em relação ao Saque FGTS 2022.

Prazo para fazer a inscrição do Saque Aniversário do FGTS 2022

31 de janeiro de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário