quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Fundação Casa vai fechar unidades no interior de São Paulo

 


Internos serão transferidos para outras unidades

Publicado em 12/01/2022 - 13:03

Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional São Paulo

A Fundação Casa, Centro de Atendimento Socioeducativo para Adolescentes, administrada pelo governo de São Paulo, anunciou que a partir de 31 de janeiro, inicia a suspensão de atividades nas unidades de Iaras, Taquaritinga e Jequitibá; no interior do estado, e encerra o trabalho nas cidades de Franca e Ibituruna, também no interior de São Paulo, e em São Mateus, região da zona leste da capital.

De acordo com a Fundação, que faz a reeducação de adolescentes que cumprem medida socioeducativa, o fechamento é necessário por causa da queda no número de adolescentes internados que ocorre desde 2014. De acordo com dados da Fundação, naquele ano havia mais de 9.200 adolescentes internados em suas unidades; já em 2021 esse número foi de 4.499. Atualmente, a Fundação tem mais de 7.500 vagas em todo o estado de SP.

O advogado e membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, discorda. Ele reconhece por um lado que a justiça tem optado cada vez mais por medidas alternativas à internação; mas, acredita que a diminuição no número de internações desses jovens se deu de forma mais acentuada no período da pandemia. Ele teme que o retorno à normalidade cause um novo superlotamento nas unidades.

A Fundação Casa enviou nota afirmando que os centros de internação com atendimento suspensos serão reativados se houver aumento na demanda e que as unidades extintas estavam em imóveis alugados que serão devolvidos aos proprietários. Ainda na nota, a Fundação afirmou que todos os adolescentes que estão nas unidades que serão suspensas ou extintas estão em processo de transferência para centros socioeducativos mais próximos de seus municípios de moradia. Por fim, a Fundação Casa informou que não haverá prejuízo aos servidores da instituição, e que eles serão realocados em centros preferencialmente próximos às suas residências, de acordo com o processo de escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário