sexta-feira, 13 de março de 2020

TJ de SP afasta funcionários com mais de 60 anos e que voltaram de regiões endêmicas do coronavírus



Por G1 SP — São Paulo
 


Prédio do Tribunal de Justiça de São Paulo — Foto: Reprodução/ TV GloboPrédio do Tribunal de Justiça de São Paulo — Foto: Reprodução/ TV Globo
Prédio do Tribunal de Justiça de São Paulo — Foto: Reprodução/ TV Globo
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) afastou por 30 dias os servidores com mais de 60 anos, e por 14 dias, os que tenham voltado de regiões endêmicas do coronavírus ou que tenham tido contato com pessoas que voltaram desses lugares. A licença é compulsória e sem ônus.
O órgão estima que tenha entre 3 mil e 4 mil servidores com mais de 60 anos no estado de São Paulo. Eles farão home office. A medida não vale para juízes e desembargadores.
O objetivo é controlar a transmissão da doença de acordo com os critérios instruídos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais órgãos nacionais.
O TJ-SP está orientando magistrados, diretores, coordenadores e supervisores a informar a data de retorno ao Brasil ou do contato informado por e-mail e permanecerão em período de quarentena, por 14 dias, a partir dessa data.
A recomendação é a de que os funcionários fiquem em resguardo domiciliar para observação de sinais e sintomas compatíveis com a doença Covid 19. Na ocorrência deles, o servidor deverá procurar serviço de saúde para tratamento e diagnóstico da doença. Na ausência de sintomas, deverá o servidor retornar ao trabalho após o período de quarentena.
A licença compulsória é uma modalidade de licença que não interfere na contagem de tempo para os servidores, havendo apenas os descontos referentes aos auxílios transporte e alimentação.
O TJ também desestimula as pessoas a procurarem os fóruns no estado, cerca de 700 prédios sob comando do TJ, não só fóruns. Inclusive advogados, defensores e promotores. A ideia é intensificar as sessões de julgamentos virtuais. Todas as solenidades relacionadas ao TJ foram suspensas por pelo menos 30 dias.
As visitas monitoradas no TJ-SP também foram suspensas por tempo indeterminado.
Novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde às 16h20 desta quinta-feira (12) aponta que o Brasil tem 77 casos confirmados de novo coronavírus. Com mais registros, o estado de São Paulo tem 42 pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente causador da doença Covid-19.

Caso na USP

De acordo com a USP, a suspensão das atividades no Departamento de Geografia é pontual e não afeta outros cursos da FFLCH. Os alunos da Geografia foram informados da suspensão das aulas por meio de comunicado oficial emitido pela chefia do departamento.
A USP está mapeando as atividades desse aluno dentro do campus para saber os procedimentos a serem adotados a partir de agora. A Universidade também anunciou nesta quarta-feira a criação de um comitê para monitorar coronavírus na instituição.

Outros casos

A ESPM suspendeu todos os eventos com mais de 50 pessoas -- como palestras e seminários -- por causa do coronavírus. Nenhum caso foi confirmado na faculdade. O Colégio Vera Cruz suspendeu as aulas de duas turmas até a sexta-feira porque o pai de dois alunos contraiu coronavírus. Os alunos estão em quarentena em casa.
Dois alunos da PUC-SP tiveram diagnóstico confirmado de coronavírus. No curso de direito havia dois suspeitos. Um foi descartado. O outro ainda está em análise. A reitoria se reuniu para decidir que providências tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário