domingo, 1 de março de 2020

Apenas 7% dos jovens da Fundação Casa de Franca retornam ao crime


Dos 142 centros educativos espalhados pelo estado, Franca tem a unidade com o menor índice de reincidência em todo território paulista.
Franca 1 dia atras - Repórter: Kaique Castro, especial para o GCN
  
 
Foto de: Dirceu Garcia/Comércio da Franca 
O secretário estadual de Justiça, Paulo Mascaretti, e o juiz francano José Rodrigues Arimatea
 A taxa de reincidência entre os adolescentes infratores que passam pela Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de Franca é de apenas 7%. O número, revelado pelo Secretário Estadual da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e também presidente de todas as fundações Casa, Paulo Dimas Mascaretti, em visita a unidade francana, mostra que o índice é bem menor que a média do estado, que é de 20%.
É também de 13%, nos últimos dois anos, a queda na porcentagem de infratores que antes voltavam para unidade francana. Em 2018, 20% dos menores apreendidos no local eram reincidentes. “O trabalho que vem sendo feito em Franca é muito bom e os números apontam isso. É o menor do Estado de São Paulo. Temos o comitê pós-medida aqui em Franca, onde se cria uma rede de apoio para os jovens realizando parcerias com faculdades; com as organizações sociais; com o poder público municipal e também empresários para acolherem esses jovens quando saem da Fundação”, disse Mascaretti, que reforçou que um dos fatores da baixa reincidência em Franca é o método implantado na cidade, que é modelo em todo o Estado.
Para o Secretário, a maior causa da reincidência é quando o jovem não encontra outras oportunidades para sua vida quando volta a viver em sociedade. “O grande problema é quando o jovem sai da fundação e não consegue ser reinserido na educação ou não consegue também uma oportunidade de trabalho. Então, é um conjunto de ações que devemos ter para ser feito um bom trabalho socioeducativo mas, também, você tem que ter uma sociedade que acolha o jovem lá fora, se não tiver essa inclusão social, logicamente ele voltará a cometer atos infracionais e não queremos isso”, finalizou Mascaretti.
Os delitos
A capacidade total da Fundação Casa de Franca é de 114 jovens e hoje sua capacidade está com 60% de lotação, com 69 jovens. Do total de jovens infratores, 75% deles estão envolvidos com o tráfico de drogas; 13% com roubo qualificado; 4% com roubo simples; 2% com furto qualificado e 5% com os demais atos infracionais.
Idade
Atendendo jovens de 12 a 21 anos, em Franca 31 dos internos têm 17 anos; 14 têm 16 anos; 8 têm 15 anos; 2 têm 14 anos e 14 desses jovens já têm maioridade penal, podendo permanecer na Fundação até seus 21 

4 comentários:

  1. Quem fez essa reportagem deveria ser contratado pela Globo fazer novela só mentira.

    ResponderExcluir
  2. Tem que perguntar para os agentes que trabalham diretamente com esses vagabundos eles sim sabem a porcentagem de reincidência

    ResponderExcluir
  3. Os 7 por cento dos adolescentes reicidem, são os que ainda estão vivos, o melhor lugar para esconder a verdade , são as famosos estatísticas.

    ResponderExcluir
  4. Pode até ser, os demais sao acolhidos em outros centros.
    Da uma pesquisada em Ribeirão Preto, vejam qtos jovens de Franca tem......

    ResponderExcluir