ACidade ON - Araraquara
Unidade de Semiliberdade da Fundação Casa fecha as portas dia 30 em Araraquara (Amanda Rocha/ACidadeON/Araraquara)

Amanhã (30), a Semiliberdade da Fundação Casa fecha definitivamente suas portas em Araraquara. Localizada na Rua Imaculada Conceição, na Vila Yamada, a unidade abriga atualmente 13 menores infratores.
Os apenados dormem apreendidos mas, durante o dia, sob orientação pedagógica e monitoramento, fazem atividades educativas externas. Os infratores são obrigados a frequentar o ensino formal e cursos de educação profissional.
O portal A Cidade ON apurou que dos 13 adolescentes, apenas 4 serão transferidos para a unidade de Ribeirão Preto, a mais próxima de Araraquara. A capacidade daquela instituição é para 21 internos, conta com 15 atualmente e ficará com 19.
Os outros tiveram suas penas modificadas pela Vara da Infância e Juventude uma vez que o Estado não oferece mais a opção nessa região. Três jovens tiveram suas medidas socioeducativas extintas, quer dizer, não terão mais que cumprir pena ou punição.
Outros seis menores passaram da semiliberdade para a liberdade assistida. Na prática eles serão soltos sob a tutela de seus pais ou responsáveis e serão acompanhados por um orientador destinado para cada caso. As informações sobre  esses mudanças foram confirmadas pela assessoria de Imprensa da Fundação Casa.
Desde sexta-feira nós tentamos contato com o juiz da Vara da Infância e Juventude, mas não obtivemos retorno.
A tendência é que essas punições sigam esse caráter a partir de agora na região de Araraquara. As punições podem ser abrandadas ou endurecidas.
O que diz a Fundação Casa
A Fundação Casa, por meio de sua assessoria de imprensa, deixou claro que os menores não foram e não serão prejudicados com a mudança. Disse ainda que a decisão de fechar a unidade foi estudada pelo Governo do Estado que considerou o espaço e a estrutura subutilizada uma vez que tem capacidade para até 20 internos, mas mantinha média mensal de apenas 10.
Destino dos servidores
Na reportagem anterior sobre o assunto, publicada na segunda-feira (26), o portal A Cidade ON Araraquara destacou a preocupação dos servidores que atuam na Vila Yamada. Eles temiam ser transferidos para longe de Araraquara.
A assessoria de imprensa da Fundação Casa garantiu que isso não irá acontecer. O órgão explicou que quando os servidores prestaram concurso público eles fizeram uma opção escolhendo a macrorregião em que atuariam. A de Araraquara, que tem uma unidade de regime fechado, está inserida na mesma área de São Carlos e Taquaritinga, portanto, segundo o Estado, os funcionários já redigiram uma carta de próprio punho onde escolhem em qual das três unidades quer atuar. Não há possibilidade desses servidores serem transferidos para outra macrorregião