Adolescentes da Fundação Casa roubam motocicleta e são apreendidos em Jundiaí
Um rapaz, maior de idade, foi preso. Segundo a Fundação Casa, todos tinham o direito à medida de semiliberdade, que permite que saiam durante o dia e retornem à Instituição no período noturno.
Por g1 Sorocaba e Jundiaí
Três adolescentes foram apreendidos e um jovem foi preso após roubarem uma motocicleta na Vila Arens, em Jundiaí (SP), na tarde desta terça-feira (10). Eles eram internos da Fundação Casa.
Uma câmera de segurança registrou o crime. De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), a dupla roubou a moto de um entregador, que foi abordado na Rua Doutor Hegg.
No vídeo enviado ao g1, é possível ver um dos jovens arremessando um pedaço de madeira em direção a vítima, que consegue se esquivar. Em seguida, o outro rapaz joga a mochila do entregador no chão e foge com o comparsa na garupa. Veja o vídeo acima.
Moto foi roubada por jovens assistidos pela Fundação Casa de Jundiaí (SP) — Foto: GCM/Divulgação
A GCM foi acionada e iniciou diligências para localizar os jovens, porém, apenas a moto foi encontrada nos fundos de um imóvel abandonado, em uma área de mata.
Ainda segundo a corporação, os rapazes foram vistos por testemunhas retornando para a Fundação Casa da Rua Tibiriça. Os agentes foram até o local e apresentaram imagens do crime. A dupla foi reconhecida pelos responsáveis da unidade, e eles foram detidos e levados para a delegacia.
A moto foi devolvida ao proprietário e os adolescentes ficaram sob responsabilidade da Vara da Infância e da Juventude.
Em nota, a Fundação Casa informou que recebeu a denúncia da Guarda Municipal e que quatro adolescentes que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade foram levados para a delegacia para prestarem depoimento.
A medida de semiliberdade, segundo a Instituição, permite aos adolescentes realizar atividades externas durante o dia e retornando à unidade no período noturno.
"Após a apuração dos fatos, três dos adolescentes tiveram a medida de semiliberdade convertida em internação provisória e foram encaminhados para um Centro de Atendimento Inicial Provisório (Caip) da Fundação Casa. O quarto jovem, por ser maior de idade, passará por audiência de custódia para os devidos encaminhamentos judiciais", explicou.
"A Fundação CASA reafirma seu compromisso com a correta execução das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), e permanece colaborando plenamente com as autoridades competentes", completou.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário