quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Projeto prevê pena de 5 a 15 anos de prisão para quem usar drogas na presença de crianças

 

O texto, que está em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei Antidrogas

05 OUT 2020Por Da Reportagem14h05


Atualmente, a Lei Antidrogas não sujeita o usuário de drogas à pena privativa de liberdade

Foto: Agência Brasil


 

O projeto de lei do deputado Gurgel (PSL-RJ) prevê pena de 5 a 15 anos de prisão e multa para o uso de droga ilícita na presença de crianças ou “em locais de ambiência familiar”. O texto, que está em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei Antidrogas.


De acordo com a proposta, são considerados “locais de ambiência” os espaços abertos ou fechados, cobertos ou não, onde se realizem atividades de recreação coletiva.


Atualmente, a Lei Antidrogas não sujeita o usuário de drogas à pena privativa de liberdade. O consumo pessoal é punido com advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. Para o tráfico, a legislação prevê pena de reclusão de cinco a 15 anos e multa.



Segundo o autor do texto, “os usuários de drogas estão destruindo os locais públicos e ambientes familiares com seu comportamento reprovável, impulsivo e, muitas vezes, agressivo”, citando como exemplo praças, praias e parques.


Ainda de acordo com o projeto, o valor da multa será revertido para clínicas de tratamento e recuperação de usuários de droga.


Leia mais em: https://www.diariodolitoral.com.br/brasil/projeto-preve-pena-de-5-a-15-anos-de-prisao-para-quem-usar-drogas-na/138396/

3 comentários:

  1. Provavelmente trata-se de mais um bom projeto favorecendo a população de bem que será engavetado. Tenho três praças próximas a minha residência que estão confiscadas pelos drogados, famosos boias. A população está amendontrada.

    ResponderExcluir