quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Deputado quer mudar Código Penal e o ECA para punir agressor de professor

 


Projeto de Lei prevê majoração da pena em crimes praticados dentro ou fora da escola

Por ANGEL DRUMOND
13/10/20 - 09h00
Facebook
Twitter
Whatsapp
Diego Andrade (PSD), coordenador da bancada mineira na Câmara
Diego Andrade (PSD), autor do Projeto de Lei
Foto: SAULO CRUZ/AGÊNCIA CÂMARA - 2.3.2011

Está em tramitação na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL) que propõe medidas preventivas e punitivas contra atos de violência praticados contra professores, no exercício da sua função ou em decorrência dela.  

O PL 4.742/2020 tem como objetivo alterar dispositivos do Código Penal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e prevê penas mais duras a agressores em crimes praticados contra professores, dentro ou fora da escola. A proposta é do deputado federal Diego Andrade (PSD). 
  
“Diante do aumento dos índices da violência dentro do ambiente escolar, principalmente daqueles praticados contra o docente, proponho que seja inserida na legislação penal a figura do homicídio qualificado, quando a ação for direcionada ao docente, no exercício da profissão ou em decorrência dela, em instituição de ensino ou fora dela, além de considerá-lo como hediondo. No mesmo sentido, proponho a majoração da pena do crime de lesão corporal praticado contra o docente”, diz Andrade na justificativa da proposta.  

Outra mudança sugerida pelo parlamentar seria aprimorar os deveres da criança e do adolescente previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente para reforçar o respeito aos professores e a autoridade deles no ambiente escolar. “Sendo seres humanos em formação, eles têm que estar cientes dos seus direitos, bem como de suas obrigações. É assim que se forma o cidadão”, justifica Andrade.  

Como medida socioeducativa para os adolescentes que praticam atos de violência contra os docentes, o parlamentar sugere a inclusão e comparecimento obrigatório em programas de acompanhamento psicossocial com intuito de recuperação e reeducação.  

“A intenção é tratar o jovem agressor nos mesmos moldes da recente lei aprovada que alterou a Lei Maria da Penha, que impôs ao agressor de mulher, como medida protetiva, o comparecimento a programas de recuperação e reeducação, assim como de acompanhamento psicossocial do agressor, por meio de atendimento individual ou de grupo de apoio. Este programa busca a responsabilização pela violência praticada em um contexto reflexivo que favorece a construção de alternativas à violência para solução de conflitos”, explica o deputado.  

Para fundamentar a proposta, Andrade cita pesquisa de 2013 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que aponta que o Brasil está em primeiro lugar em ranking de violência nas escolas. Outro levantamento, de 2015, realizado pelo Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo, mostra que 44% dos docentes disseram já ter sofrido algum tipo de agressão no ambiente escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário