quinta-feira, 7 de setembro de 2017

ESCABIOSE CONFIRMADA EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO SOCIOEDUCATIVO

ESCABIOSE CONFIRMADA EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO 


No dia 30/08/2017, o Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Distrito Federal – SINDSSE-DF esteve presente na Unidade de Internação do Recanto das Emas – UNIRE, para averiguar as condições nessa unidade e fiscalizar as ações pertinentes a serem tomadas em decorrência do diagnóstico de mais um caso de escabiose (doença de pele altamente contagiosa) no Sistema Socioeducativo e também para resguardar os servidores.
Dentre todos os casos de infecção por escabiose registrados no sistema, este infelizmente se destaca por ter acometido uma servidora que por consequência transmitiu a sua filha recém-nascida. Presenciamos essa servidora, a qual contraiu a infecção devido à exposição a diversos fatores insalubres, sem amparo Estatal para garantir o tratamento de sua saúde e de sua filha. Tendo que arcar com todo o custeio do tratamento médico por recursos próprios, sem qualquer amparo Governamental.
Segundo especialistas da área de saúde, essa infestação é transmitida facilmente de pessoa para pessoa por um tipo de ácaro. Uma pessoa contaminada é capaz de transmitir a sarna, mesmo que ainda esteja sem sintomas, no período de incubação que pode durar semanas.
Ao visitarmos a UNIRE, destacamos a boa recepção da Diretora Carolina Plentz de Andrade e do C2 do plantão Gabriel Tavares, constatamos os esforços da direção da unidade na promoção da higienização dos módulos sob suspeita de infecção por escabiose, também trocaram os colchões dos módulos em suspeita.
A Gerência de saúde informou que não há mais registro de internos contagiados nesta unidade, verificou-se apenas outras doenças de pele.
Também tomamos conhecimento dos trabalhos promovidos por todos os setores da unidade para promoção de medidas preventivas já há algum tempo. Entretanto, todos esses esforços não são suficientes para impedir a contaminação e/ou infecção de servidores ao exercerem suas funções em ambientes e condições insalubres.
Destacamos que este Sindicato vem denunciando ao GDF, por longo período, que o Sistema Socioeducativo do Distrito Federal não apenas passa por um período insalubre, mas é sim insalubre por sua natureza institucional.
Independentemente se a execução de nossas funções se dê em Unidades de Internação recentemente inauguradas ou naquelas totalmente deterioradas pelo tempo e pela falta de manutenção devida, ou ainda em Unidades de Semiliberdade ou mesmo em Unidades de Atendimento em Meio Aberto, nossos servidores passam por extremas condições de insalubridade sem que o Governo do Distrito Federal reconheça tal fato.
O SINDSSE-DF exige do Governo do Distrito Federal, o reconhecimento da condição INSALUBRE do Sistema Socioeducativo e a devida compensação financeira proveniente do ADICIONAL de INSALUBRIDADE, o qual nos tem sido negado, mesmo diante da clareza e da COMPROVAÇÃO JUDICIAL dessa condição, baseada em Perícia Técnica.
O SINDSSE-DF alerta os servidores que, apesar do setor de saúde não identificar mais nenhum caso na unidade, deve-se manter os cuidados necessários e orienta para que sejam tomadas todas as precauções como a utilização de equipamentos de proteção individual – EPI´s.
#insalubridade
#SindsseDFnaluta

Nenhum comentário:

Postar um comentário