sábado, 4 de outubro de 2025

Homenagem ao Dia do Agente Socioeducativo



No dia 4 de outubro, celebramos uma das profissões mais desafiadoras, humanas e essenciais para o futuro da nossa sociedade: o trabalho dos(as) agentes socioeducativos(as).

Ser agente socioeducativo é muito mais do que exercer uma função dentro de uma unidade. É carregar consigo a missão de proteger vidas diante de qualquer situação.

No cotidiano das unidades, os agentes enfrentam desafios que poucos imaginam. Lidam com tensões, riscos, superlotação e falta de estrutura. São profissionais que atuam na linha de frente da socioeducação, conciliando firmeza com sensibilidade, disciplina com empatia, segurança com humanidade.

Cada plantão é uma prova de coragem. Cada dia de trabalho é uma demonstração de compromisso e dedicação. Homens e mulheres que, mesmo diante das adversidades, seguem firmes dentro dos centros socieducativos.

Mas esta data também é momento de reflexão e memória. Lembramos, com respeito e dor, dos colegas que perderam suas vidas no exercício da profissão ou por causa do trabalho desempenhado, vítimas da violência dentro e fora das unidades. ETERNAMENTE SERÃO LEMBRADOS POR NÓS:

Evaldo Gomes de Souza (CASA Guarujá)


Francisco Calixto (CASA Marília)


Arnaldo Campos Garcia (CASA Aroeira – Raposo Tavares)


Rogério Rosa e Renato Feitosa de Araújo (CASA Franco da Rocha)


Sidnei Gonçalves


Waldek dos Santos Falcão e Márcio Celestino dos Santos Pereira (Litoral Paulista)


Marcelo Tadeu de Oliveira (Complexo Raposo Tavares)


Samuel Mensal e José Simões Lopes


Seus nomes, suas histórias e seu legado permanecem vivos em cada servidor que veste o uniforme com orgulho e senso de dever.


A todos os agentes socioeducativos, nossa mais profunda admiração, respeito e gratidão. Que o reconhecimento por esse trabalho essencial seja constante — não apenas em palavras, mas em condições dignas, segurança, valorização e políticas públicas que reconheçam o verdadeiro papel desses profissionais na construção de um país mais justo e humano.

Mesmo diante da falta de investimento e reconhecimento da profissão, eles permanecem como verdadeiros heróis sem fantasia, mantendo acesa a chama do Sistema Socieducativo.

Hoje, homenageamos cada agente socioeducativo: pelo compromisso, pela coragem, e pela dedicação do nosso cotidiano 


Nenhum comentário:

Postar um comentário