quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Fundação CASA: proteção de dados com Forcepoint

 


18/10/2022 15:23

Projeto implementado pela Brasoftware reduziu o número de alertas falsos de ciberataques.

A instituição já havia implantado soluções Veritas com a Brasoftware (Foto: Divulgação)

Tamanho da fonte: -A+A

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de São Paulo (Fundação CASA/SP), implementou a solução de Data Loss Prevention (DLP) da Forcepoint em um projeto liderado pela Brasoftware, uma das maiores integradoras de TI do país.

A ferramenta, que oferece proteção unificada de dados e IPs, funciona de forma híbrida e multinuvem, realizando o monitoramento on-premise no servidor de arquivos e o que é replicado para a nuvem por meio das políticas de segurança definidas pela equipe de TI da instituição.

Agora, a Fundação CASA terá acesso a análises preditivas contra possíveis ataques de ransomware, antispam e hacker, diante dos quais as máquinas são bloqueadas para o isolamento da ameaça de rede.

A instituição também poderá mapear e classificar seus dados, bem como receber alertas e notificações do monitoramento, que de acordo com Marcelo Saburo, diretor regional da Forcepoint Brasil, confere maior velocidade na análise de artefatos maliciosos.

Assim, é possível isolar o problema sem impactar as operações da instituição, além de otimizar o tempo dos analistas e gerar relatórios para tomada de decisões.

Segundo a Fundação CASA, o resultado registrado tem sido a redução do número de falsos positivos e maior controle da informação.

“Todo o ‘machine learning’ que há por trás da solução é como um canivete suíço para nós, que dispomos de uma equipe enxuta na área, e o papel de autodiagnóstico da ferramenta tem sido muito efetivo em toda a infraestrutura da instituição”, afirma Julio Signorini, CIO da Fundação CASA/SP.

Em 2021, a Brasoftware já havia realizado um projeto com a instituição para a implementação de soluções da Veritas, com foco na gestão de proteção dos dados da instituição.

Desde então, a quantidade de dispositivos que operam na rede da Fundação passou de 4,5 mil para quase 11 mil, além de agora registrar cerca de 1 mil funcionários em home office, com expectativa de que o número chegue a três mil até o final deste ano.

“Hoje temos um panorama muito abrangente de todo dado armazenado e conseguimos ter um mapa de risco, visto que as informações do adolescente estão debaixo de legislação e há impactos sobre a forma como ele é tratado”, completa Signorini.

Até 2006 conhecida como Febem, a Fundação CASA presta anualmente assistência a cerca de 19,5 mil jovens entre 12 a 21 anos incompletos em todo o estado de São Paulo, executando as medidas socioeducativas de restrição.

Atualmente, a instituição conta com mais de 10 mil colaboradores.

Fundada em 1987 e com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a Brasoftware trabalha com uma longa lista de fornecedores, incluindo Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Broadcom, Arcserve, Corel, ForcePoint, Kaspersky, McAfee, PaloAlto, Snow, Veeam, Veritas, VMware, entre outras.

Em 2020, a companhia obteve o faturamento de R$ 1,9 bilhão, uma alta de 34% frente aos resultados de 2019.

A Forcepoint é resultado da compra da Websense e da Stonesoft, uma empresa da Intel, por parte da divisão de cibersegurança da gigante de defesa americana Raytheon.

No Brasil, a companhia começou o trabalho com uma base consolidada de clientes a partir das empresas atendidas pela Websense, que já tinha presença no país, e o ecossistema de canais Intel, que vendia Stonesoft no Brasil.

O portfólio da Forcepoint reúne sistemas que, além de protegerem a rede de ameaças externas, monitoram o comportamento dos funcionários para avaliar riscos de falhas, como abertura de e-mails com vírus, ou ações mal-intencionadas, como roubo de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário