quinta-feira, 21 de junho de 2018

Eleições presidenciais: Bolsonaro lidera em todos os cenários; Lula e Alckmin dividem vice-liderança

Eleições presidenciais: Bolsonaro lidera em todos os cenários; Lula e Alckmin dividem vice-liderança

Na ação, a Procuradoria da República diz que Bolsonaro fez declarações contundentes contra quilombolas durante uma palestra no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, em abril do ano passado
Em nova pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República, o deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato do PSL, aparece como líder em todos os três cenários propostos. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB, aparece logo na sequência e apenas divide a vice-liderança quando o ex-presidente Lula, preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, é apontado como o possível candidato do PT.
Outro fator que chama atenção quando o ex-presidente não é apontado como o escolhido pelo Partido dos Trabalhadores é o expressivo número de pessoas que optaram por não escolher nenhum dos outros candidatos. Considerando a margem de erro, a escolha por “nenhum” é de aproximadamente 22%, ficando no mesmo patamar dos 21% alcançados por Bolsonaro.
Cenário 1
No 1° cenário, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é o candidato do PT. Bolsonaro aparece na liderança, com 21,4% das intenções de voto, seguido por Alckmin, que registra 18,4%, e Marina Silva, pré-candidata da Rede, com 11,7%. Além do trio, a opção “nenhum” conta com 21%. Ciro Gomes (8,3%), o próprio Haddad (5,1%) e Álvaro Dias (3,9%) são os outros que aparecem com mais de 1% na pesquisa.
Levando-se em conta a margem de erro, que é de 2% para mais ou para menos, os candidatos do PSL e do PSDB estão empatados na liderança e passariam para o segundo turno.
Cenário 2
No 2° cenário, o ex-presidente Lula é o candidato do PT. Novamente, Bolsonaro aparece na liderança, com 20,6% das intenções de voto, seguido por Lula, que soma 19,5%, e de Geraldo Alckmin, com 16,7%. Nesta situação, a opção “nenhum” cai para 16,6%. Marina Silva (9%), Ciro Gomes (5,6%) e Álvaro Dias (3,5%) são os outros que aparecem com intenção maior do que 1%.
Levando-se em conta a margem de erro, que é de 2% para mais ou para menos, Bolsonaro, Lula e Alckmin estão empatados na liderança. Porém, como o tucano é o terceiro colocado, o candidato do PSL e o ex-presidente passariam para o segundo turno.
Cenário 3
Por fim, no 1° e último cenário, o ex-governador da Bahia Jacques Wagner é o candidato do PT. Mais uma vez, Bolsonaro é o líder, com 21,6% das intenções de voto, seguido por Alckmin, que registra 19,1%, e Marina Silva, com 12,6%. A opção “nenhum” volta a crescer, somando 22%. Ciro Gomes (8,9%) e Álvaro Dias (4,0%) são os outros dois únicos candidatos que aparecem com mais de 1%.
Levando-se em conta a margem de erro, que é de 2% para mais ou para menos, os candidatos do PSL e do PSDB aparecem empatados na liderança e passariam para o segundo turno.

Dados da pesquisa

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado de São Paulo. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.000 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico.
O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 82 municípios durante os dias 13 a 18 de junho de 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Estado de São Paulo atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional.
Conforme o mapeamento do Estado em 15 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18.
A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção.
Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção.
Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário