sábado, 20 de maio de 2023

Ceará aponta avanços no socioeducativo e pede fim de medidas cautelares de Comissão Interamericana

 

Ceará aponta avanços no socioeducativo e pede fim de medidas cautelares de Comissão Interamericana
Superintendência do Sistema de Atendimento Socioeducativo disse em reunião que superlotação em unidades foi extinta e não existem mais fugas ou rebeliões
Autor Carlos Holanda Tipo Notícia

O Estado do Ceará, em reunião com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), apontou avanços no sistema socioeducativo do Estado, que abriga adolescentes em conflito com a lei. Em reunião na última terça-feira, 16, em Brasília, o Estado apresentou relatório de gestão referente aos anos de 2016 a 2022 e solicitou o encerramento de medidas cautelares estabelecidas em 2015 contra o Estado brasileiro por causa de violações ocorridas no Ceará. Medida cautelar é instrumento da Comissão Interamericana para resguardar direitos de pessoas ameaçadas de danos irreparáveis de forma grave e urgente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Nessa perspectiva, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos acatou a sugestão de retomar o monitoramento das Medidas Cautelares com a continuidade da análise dos indicadores estabelecidos em 2016, sendo que, em 30 dias, haverá uma visita do Ministério de Direitos Humanos do Governo Federal com o objetivo de estabelecer os prazos para encerramento das medidas cautelares", informa a Seas em comunicado.

O sistema socioeducativo é onde adolescentes acusados de cometer infrações ficam privados de liberdade.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é instância da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A Superintendência diz ainda que foi a única a cumprir metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a criação do Núcleo de Atendimento Integrado da Criança e do Adolescente (NAI), do Projeto Rede Justiça Restaurativa, da Central de Vagas do programa Pós-Medida e das audiências concentradas."E ainda terminou com a superlotação nas unidades e diminuição dos números de situação de crise, não havendo mais um contexto de fugas e rebeliões", complementou.

O Cedeca, por sua vez, apontou que haveria registro de uso abusivo de algemas, ameaças, insalubridade da estrutura, rotineiras intervenções do Grupo de Intervenções Táticas (GTI), da Polícia Militar, além de lotação e atendimento psicológico insuficiente.


Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2023/05/18/ceara-aponta-avancos-no-socioeducativo-e-pede-fim-de-medidas-cautelares-de-comissao-interamericana.html
©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário