sexta-feira, 21 de junho de 2019

REBELIÃO E FUGA EM CENTRO SOCIOEDUCATIVO! POR QUE SEMPRE OS SERVIDORES SÃO OS CULPADOS?

REBELIÃO E FUGA EM IMPERATRIZ! POR QUE SEMPRE OS SERVIDORES SÃO OS CULPADOS?




Hoje, por volta das 13:30h, ocorreu uma rebelião e fuga de 19 adolescentes internos do Centro Socioeducativo de Internação Provisória Semear, em Imperatriz-MA. Segundo nos foi repassado, houve um servidor feito de refém com uma faca no pescoço, o qual teve seu carro roubado e utilizado na fuga dos internos. Além disso houve uma moto de outro servidor roubada e também os celulares dos plantonistas. Felizmente não houve feridos.
O Governo do Estado tem que se pronunciar acerca da situação da FUNAC, se responsabilizar e dar esclarecimentos principalmente quanto ao caso da execução do Agente de Segurança Socioeducativo, Marcos Pablo, que foi assassinado de forma bárbara enquanto se dirigia para o plantão no Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida, Paço do Lumiar-MA, e até hoje sem elucidação. A gestão da FUNAC tem que ser chamada para dar explicações e assumir seus erros. Por que sempre os servidores são os culpados?
Há anos o Sindicato tem feito denúncias sobre a falta de segurança, dos baixos vencimentos, da precariedade de funcionamento de muitos Centros Socioeducativos do estado e da condição degradante de trabalho ao qual os servidores, principalmente os contratados são submetidos. É fato que a gestão sempre se exime das responsabilidades, e os processos e sindicâncias sempre se voltam para os servidores que quase nada podem fazer, haja vista que a maioria está sob regime de contratos precários e de livre exoneração. É necessário que o governo trate o caso com a maior urgência possível, que veja a primordial questão da segurança nas Unidades, que a dignidade e o direito à integridade física dos servidores sejam respeitadas. Tratem de tapar o sol com a peneira e assumam que o Sistema Socioeducativo tem que ser parte integrante do aparelho de segurança do estado, observem as mudanças que estão ocorrendo em outros estados, e se conscientizem do perigo e riscos constante de morte a que os profissionais, principalmente os Agentes de Segurança Socioeducativos, linha de frente no trato com os adolescentes infratores, estão expostos! Contamos também que as autoridades ligadas ao Sistema se pronunciem! Nós temos direito à vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário