domingo, 19 de maio de 2019

Internos da Fundação Casa disputam olimpíada nacional de Matemática

Matemática

Ao todo, 363 jovens da região participarão de prova
Estado e fundação ministram educação escolar aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas
No dia 21, 6.939 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas 104 unidades da Fundação Casa no estado terão um desafio: participar da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). 
Só na Baixada Santista, 363 jovens vão participar. Serão 35 de Santos, 46 de Guarujá, 74 de Itanhaém, 104 de São Vicente, 45 de Mongaguá, 20 de Praia Grande e 39 de Peruíbe. 
“A participação ajuda a resgatar a importância da escola na vida deles. Até porque muitos não estavam na escola antes da internação”, afirma o psicopedagogo Fernando Gonçalves Mendes Junior, técnico da Gerência Escolar da Fundação Casa. 
Segundo ele, a instituição sempre tenta garantir a participação dos adolescentes em atividades do tipo. É uma forma de engajá-los e facilitar a retomada dos estudos fora das unidades.
Nos centros socioeducativos, professores da rede pública estadual aplicarão as provas. A educação escolar na fundação é ministrada em conjunto com a Secretaria do Estado da Educação, sob coordenação da Gerência de Educação Escolar da Casa.
“A cada ano, as regionais tentam inovar na preparação. Algumas oferecem premiação aos adolescentes que se destacam nos simulados voltados às olimpíadas. E temos gratas surpresas. No ano passado, seis dos nossos jovens receberam menção honrosa na Obmep”, afirma Mendes.
Geral 
No Brasil, há 18.158.665 alunos de 54.830 escolas inscritos na competição do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com os ministérios da Educação e de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. 
Há inscritos de colégios de todas as cidades da Baixada, totalizando, na região, 306 participantes. 
A prova da primeira fase é objetiva, composta por 20 questões de múltipla escolha. Os alunos terão 2h30 para responder – estudantes com deficiência que pedir em auxílio terão 3h30. 
A divulgação dos classificados para a segunda fase deve ocorrer em 5 de julho. Para essa etapa, classificam-se os estudantes que obtiverem as maiores notas na prova, selecionados em ordem decrescente de nota, dentro do número máximo de vagas disponíveis para cada escola na etapa seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário