Os cursos abordam o tema de forma simplificada e abrangem um público-alvo diversificado
Por Lucas Santos, para o TechTudo
Microempresários Individuais (MEI) e futuros empresários encontram cursos online gratuitos sobre empreendedorismo em diversas instituições de ensino do país. Princípios básicos de marketing, vendas, financeiro, comportamento empreendedor e outros temas podem ser aprendidos à distância em aulas oferecidas por instituições renomadas como FGV, Senai, Sebrae e Endeavor.
Na lista a seguir é possível encontrar seis opções de cursos grátis de curta duração que têm como objetivo ajudar as pessoas a estabelecerem melhores condições para seus negócios. Conheça abaixo algumas oportunidades e suas principais características.
💰 Como fazer fluxo de caixa: cinco apps que tornam as contas mais simples
1. Sebrae - Empreendedorismo como opção de carreira
O curso online "Empreendedorismo como opção de carreira", do Sebrae, é uma opção para que Microempreendedores Individuais (MEI) e futuros empresários possam entender como funciona o mundo do empreendimento. As aulas buscam capacitar os profissionais para planejar a abertura de um novo negócio ou até mesmo para melhorar o desempenho organizacional do negócio atual.
O curso tem duração de três horas e pode ser concluído em até 15 dias após a liberação das aulas. O Sebrae garante aos alunos um certificado digital com verificação de autenticidade 100% gratuito, ou seja, não é preciso investir nenhum valor no curso. As inscrições devem ser feitas pelo portal do órgão.
2. Senai - Empreendedorismo
O curso de Empreendedorismo do Senai é uma opção para as pessoas que desejam aprender como ser um intraempreendedor e empreendedor para gerenciar negócios como micro e pequenas empresas. Além disso, as aulas ensinam como fazer plano de negócio e como identificar novas oportunidades.
O curso pode ser feito na modalidade de ensino à distância e tem duração de 14 horas. Sendo inteiramente gratuito, o Senai indica que os interessados devem ter no mínimo 12 anos de idade e acesso a um computador com internet. A matrícula pode ser feita até o dia 31 de janeiro de 2022 no site Mundo Senai.
3. FGV - Alinhamento entre vendas e marketing
O curso "Alinhamento entre vendas e marketing", da FGV, é gratuito e recomendado para estudantes do ensino superior, profissionais da área de Marketing e outros profissionais que desejam ampliar os seus conhecimentos sobre assuntos relacionados ao tema. Os alunos aprendem sobre venda alinhada à estratégia de marketing, a evolução das abordagens de venda e também sobre a nova realidade de compras.
As aulas são divididas em 4 unidades e totalizam 5 horas de duração. Segundo a instituição organizadora, os cursos gratuitos não possuem certificado. No entanto, após obter nota igual ou superior a 7 no pós-teste, é possível imprimir uma declaração que comprova a participação no curso da FGV. As inscrições podem ser feitas no site da instituição.
4. Sebrae - Aprender a empreender
O Sebrae disponibiliza o curso "Aprender a empreender" para Microempreendedores Individuais (MEI) e futuros empresários totalmente de graça em sua plataforma online de ensino à distância. Com 16 horas de duração, os alunos aprendem sobre as principais características que um empreendedor deve ter e também sobre os conceitos básicos de empreendedorismo, marketing e finanças.
O curso é dividido em três módulos: Mercado, Finanças e Empreendedorismo. É possível realizar as aulas em até 30 dias para receber o certificado digital com autenticidade do Sebrae. As inscrições ficam disponíveis por este link.
5. Endeavor - Finanças Básicas para Empreendedores
O curso "Finanças Básicas para Empreendedores", da Endeavor, possui 4 horas de duração e pode ser feito inteiramente na modalidade de ensino à distância. As aulas buscam proporcionar aos alunos o conhecimento sobre controle de entrada e saída de caixa com base no conceito de fluxo de caixa, projeções financeiras para buscar melhores investimentos e estratégias de crescimento e análise do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).
O curso é dividido em três módulos e é direcionado para os empreendedores que estão no início da carreira, mas ainda não possuem contato com finanças e desejam adquirir conhecimentos básicos da área. As inscrições podem ser feitas no site da instituição.
6. Sebrae - Como se tornar um microempreendedor individual
O curso "Como se tornar um microempreendedor individual" tem duas horas de duração e visa ensinar os conceitos e critérios simplificados para a legalização e o tratamento tributário especial para o MEI. Assim, será possível entender quais são as vantagens da categoria e quais são as atividades que entram no critério de microempreendedor individual.
O curso é gratuito e dividido em dois módulos. O prazo de conclusão é de até 15 dias e após a finalização das aulas é possível emitir um certificado. Para se inscrever basta acessar o site do Sebrae.
Com informações de Sebrae, Senai, FGV e Endeavor
Nenhum comentário:
Postar um comentário