sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Parceria da Prefeitura garante formação profissional para jovens do sistema socioeducativo

 




Portal de Notícias PJF | Parceria da Prefeitura garante formação profissional para jovens do sistema socioeducativo | SESUC - 6/12/2023
Na manhã desta quarta-feira, 6, alunos do curso de panificação, realizado dentro do Centro Socioeducativo (CSE) de Juiz de Fora, concluíram a etapa de treinamento com solenidade de formatura. Eles receberam o certificado de conclusão de curso chancelado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A etapa é fruto de parceria da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), firmada com vistas à ressocialização de adolescentes e jovens. O custeio da capacitação foi viabilizado por meio de emenda parlamentar da vereadora Laiz Perrut, executada pela Sesuc.

Esta foi a primeira turma a passar pela profissionalização específica. No próximo dia 21, outro grupo de internos conclui o curso de pizzaiolo. Com idades próximas aos 18 anos, os jovens reúnem precondições para retomarem suas vidas fora da instituição. Razão pela qual o diploma torna-se um importante cartão de apresentação. “A profissionalização tem sido muito valorizada. É o que vai alavancar a retirada do adolescente da criminalidade. Realizar um curso desta qualidade é investir em segurança pública, porque estamos evitando o retorno do jovem ao ciclo da criminalidade”, afirmou o diretor-geral da unidade, Emerson Rocha Ferreira, na abertura da formatura, no Santa Lúcia.

O diretor de Segurança Socioeducativa, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wellington Carvalho, destacou a iniciativa do município em olhar para o sistema socioeducativo. “Quando o município direciona esse recurso, ele mostra que tem visão. Porque é muito comum as pessoas se referirem aos meninos do socioeducativo como se eles não fizessem parte da cidade. Porém, eles não são do socioeducativo, estão temporariamente privados de liberdade, são do município, da comunidade e vão retornar para ela”, avaliou.

“Trabalhar com os alunos do socioeducativo foi uma experiência encantadora. A gente divide a experiência e constrói, ao mesmo tempo, uma nova experiência. A dedicação deles, a garra, a energia, o entusiasmo, a motivação mostraram que estão privados de liberdade, mas livres para tomar uma decisão assertiva e mudar o futuro. Inclusive, um dos alunos formados já será contratado para trabalhar conosco, em breve, fora daqui”, afirmou o professor Ederson Ribeiro sobre o bom aproveitamento do curso.

A medida carrega a gênese do propósito inclusivo das estratégias de prevenção em segurança, adotadas pela gestão da pasta em Juiz de Fora. Um trabalho marcado pela humanização, pelo respeito e pelo investimento em ações de resgate da cidadania, cumprindo a meta 25 do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, que estabelece o objetivo de implementar e apoiar políticas para egressos do sistema prisional, visando reinseri-los na sociedade de forma digna, combatendo estigmas e proporcionando novas oportunidades no mercado de trabalho e desenvolvimento profissional. Da mesma forma, o projeto condiz com um dos eixos estruturantes do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) do Governo Federal, no que diz respeito ao incentivo a políticas cidadãs, que levem em consideração o trabalho e o ensino formal e profissionalizante para presos e egressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário