terça-feira, 3 de maio de 2022

Receita libera calendário de restituição do Imposto de Renda 2022

 


Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A declaração do Imposto de Renda poderá ser entregue este ano até o próximo dia 31 de maio. Contudo, enquanto o prazo para entrega da obrigação segue a todo vapor, o calendário de restituição para quem tem direito já está liberado.

Calendário de restituição do Imposto de Renda

O cronograma de restituição do Imposto de Renda é definido conforme ordem de entrega de envio da declaração. Assim, quanto antes o contribuinte entregar, a tendência é que o mesmo receba nos primeiros lotes.

É importante pontuar que no primeiro lote de restituição, o mesmo atende aos idosos com idade a partir dos 60 anos, pessoas com deficiência, professores e também aos demais grupos.

Confira o cronograma de restituição do Imposto de Renda de 2022:

Lote de restituiçãoData da liberação
1º lote31 de maio
2º lote30 de junho
3º lote29 de julho
4º lote31 de agosto
4º lote30 de setembro

Como consultar o lote do Imposto de Renda?

As consultas referentes a restituição do Imposto de Renda podem ser feitas:

Caso a restituição não caia na conta que foi indicada na declaração, os valores estarão para resgate no Banco do Brasil por um prazo de 1 ano.

O contribuinte então poderá reagendar o crédito dos valores da seguinte forma:

  • Pelo site do Banco do Brasil.
  • Pela Central de Relacionamento do Banco do Brasil através dos telefones:
    • 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)

Caso o contribuinte não solicite o resgate da restituição no Imposto de Renda no prazo de um ano, o mesmo deverá solicitar pelo Portal e-CAC, disponível pelo site da Receita Federal.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário