quinta-feira, 12 de maio de 2022

FUNDAÇÃO CASA DE SÃO PAULO NOSSA ANÁLISE E PROPOSTA

 

                  


 Fonte: Gigi fala tudo

Documento elaborado pelo Gilberto Braw 

Ao

 

Exmo. Governador do estado de São Paulo Rodrigo Garcia

 

   

                         O presente documento foi elaborado por um grupo de servidores da Fundação Casa de São Paulo de diversas áreas preocupados com a situação critica em que se encontra a instituição.

 

                          Esta preocupação se justifica pelas diversas ocorrências dentro das centenas de unidades da instituição, ocorrências estas que apontam para rebeliões de grandes proporções e violentas aos moldes das que ocorriam nos anos 1999, 2000 a 2006, com morte de internos e servidores.

 

                           Ao nosso ver, as situações que levam as unidades da fundação a uma situação de instabilidade, parecem ser milimetricamente organizadas pela atual gestão do presidente Fernando José da Costa e cargos de sua confiança que atualmente comandam a instituição.

 

                            Observamos que, caso nenhuma medida de urgência seja adotada a tendencia de uma mega explosão da instituição nos próximos meses é praticamente inevitável, visto que no ultimo mês as medidas adotadas fragilizaram a segurança das unidades a tal ponto que levaram 2 servidores a serem internados na UTI, onde permanecem em rico de morte e dezenas de outros feridos nos diversos tumultos e rebeliões ocorridos nas unidades da instituição.

 

                             No mesmo diapasão, nunca assistimos a tantas tentativas de suicídios de internos nas dependências da fundação como no ultimo mês, sendo 4 em uma única unidade na Praia Grande II e mais 6 distribuídos entre Osasco, Lorena, Raposos Tavares Vila Maria e Brás.

 

                              No mesmo sentido, nunca vimos um numero tão grande de tentativa de fugas internas, externas e de resgate de internos, bem como, um numero tão alto de tentativa de homicídios de internos contra internos no interior das unidades.

 

                              Soma-se a isso para exemplificar ainda mais a fragilização da segurança das unidades, o altíssimo índice de afastamentos médicos de servidores por adoecimentos psicológicos, cardíacos, acidente de trabalho entre outros.

 

                               Preocupados com a integridade física e mental dos servidores e internos, com a imagem da instituição e do novo governador Rodrigo Garcia, é que nós servidores das diversas áreas apresentamos abaixo nossa análise sobre os fatos e apresentamos sugestões para que se evite com urgência uma tragédia dentro da instituição Fundação Casa.

 

                          

                         Algumas considerações importantes relacionadas as atividades socioeducativas com ênfase nas relações funcionários versos instituição:

 

                         Há a necessidade de resgatar a autoestima, confiança no desempenho do trabalho do equilíbrio salarial aos servidores, pois constata-se que servidores mesmo sendo “antigos” permanecem em níveis iniciais, em detrimento a outros servidores com registro de empregado mais atuais já com níveis acima daqueles mais antigos. Tal desequilíbrio traz consequências, tais como, descontentamento, falta de estímulos, falta de clareza quantos às promoções ou elevações de níveis, além de se sentirem injustiçados pois mesmo sendo mais antigos estão sem tais elevações de níveis;

 

                          Hoje o servidor agente socioeducativo do pátio, convive com duas escolhas; ou quer ser coordenador para que ganhe um pouco mais, ou prioriza o bico externo que nestes tempos se tornam mais vantajosos, salientando-se aqui que em outros tempos o salário da instituição era digno e que ninguém se atreveria trocar sua função por outra no mercado. Mas, a precarização, o desmonte da política de atendimento e o viés eleitoral estão em alta, com a falta e clareza do referindo atendimento socioeducativo.

 

                           A categoria de trabalhadores encontra-se em descrédito com a instituição, pois esta através de gestores que apenas buscam garantir seus salários não busca criar estabilidade na rotina do atendimento diário com os jovens no pátio, uma agenda que só cresce, em detrimento de também não haver reposição de quadros funcionais para que esta seja concretizada, o que se vê são unidades de atendimento buscando jeitinhos para manter tais agendas com o efetivo de anos atrás e sem efetivos ideias para o próprio desenvolvimento do trabalho socioeducativo;

 

                            A relação adolescente/servidor faz tempo que não abarca modificações, sendo o ideal de atendimento precarizado em função da cada vez mais atividades, deslocamentos, e atividades essenciais, sem, contudo, ter reposição de quadros funcionais para tais obrigações, o que enseja stress, impotência, doenças, etc., culminando com ausências por razões médicas, afastamentos diversos face ao já reduzido quadro funcional. A insistência nesse modo de conduta prejudica de forma perigosa o desempenho e a disciplina interna nos centros.

 

                             No tocante a atuação do servidor perante a ação socioeducativa a ser realizada, há notória desatualização, haja vista que minguaram as ofertas de treinamentos presenciais, os quais favoreciam uma maior interlocução e integração dos servidores e suas equipes.

 

                             Outro aspecto carente de ação é a comunicação entre o ente executor e seus servidores, não se detalham os procedimentos (que deveriam vir com maior eficiência e clareza dos gabinetes) e passos que deveriam trazer melhoria nas relações internas e externas dentre os executores diretos da própria ação.

 

                              O aumento da burocracia e de procedimento ocasionam contratempos em ações diretas com os jovens internos e as obrigações de responder a formulários distintos com o objetivo de maior controle e não melhoria de ações.

 

                               A título de exemplo, o projeto “São Paulo sem papel” na fundação é uma falácia, tendo em vista que o fluxo ainda está burocratizado e com aumento de formulários nas respectivas pastas dos adolescentes.

 

                               Por fim, os servidores carecem de diretrizes mais próximas e presentes, além de procedimentos únicos entre várias unidades aos quais os servidores possam se referenciar e ao mesmo tempo confiar nestes, para que posam realizar suas atividades e manterem a rotina interna das unidades sem se sentirem ameaçados e pegos de surpresas em ocorrências disciplinares graves, além de transferências compulsórias, devido ao desmonte de unidades e o consequente sucateamento.  

 

                            Nos dias atuais, observamos movimentos delicados que põem em risco a precária segurança atual das unidades, em função da situação crítica do quadro de pessoal (agentes de apoio sócio educativo) das unidades, aliado as medidas adotadas pela atual gestão, as quais  geram tensões permanentes, prestes a explosão generalizada pois os jovens hoje se comunicam com mais facilidade, (famílias , visitas , namoradas, que também se organizam no externo) nos remetendo a novos incidentes contínuos e sucessivos, além de violentos, como já estão acontecendo em pequena escala,  Iniciando assim outra vez o ciclo de acontecimentos que alimenta o sistema  jornalístico nacional , e ao mesmo tempo denegrindo a imagem da fundação CASA e do próprio Governo, Não há dúvida que se ocorrerem sucessivas rebeliões ou atos de violência não contidos a tempo; nos remete a novos períodos sombrios.

 

                           É preciso dar força aos poucos e disponíveis servidores que ainda acreditam no trabalho sócio educativo institucional com o devido respeito as experiências e suas resiliências, sem supressas desagradáveis, articuladas pelas políticas de sucateamento sob o comando de alguns gestores que se mantem em cargos estratégicos apenas por ligações partidárias e políticas sem qualquer conhecimento técnico  real para  realização de um trabalho que venha a colocar a instituição, governo e servidores  em um patamar de excelência na busca da recuperação e reinserção de jovens infratores na sociedade.               

 

                           É momento do governo ouvir e dar vez e voz a experiencia de servidores antigos e de carreira que no passado em muito contribuíram para a construção de uma instituição forte e respeitada no cenário nacional e internacional, mas que por perseguição políticas e pessoais foram excluídas deste processo.

 

                            É de extrema urgência que o atual governo adote medidas eficazes para sanar a problemática acima apontada, colocando pessoas que realmente tenham experiencia na condução das medidas socioeducativas e, mais que isso, gozem de credibilidade junto ao corpo funcional, para que assim consigam resgatar estes servidores e compromete los na execução dos projetos, pois é mais do que evidente que sem a participação efetiva do corpo funcional (verdadeiros executores das políticas e medidas socioeducativas), nenhum projeto ou politica obterá o sucesso desejado.

 

 

                             Sendo o que tínhamos de contribuição para o momento, nos colocamos a disposição de Vossa Excelência.

 

 

                               São Paulo, 18 de abril de 2022

 

 

 

 

 

                                Comissão de Trabalhadores de Base

 

                              

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário