sexta-feira, 27 de maio de 2022

Jovens da Fundação CASA participam da Competição USP de Conhecimentos, a CUCo

 

48 adolescentes responderam à prova da única fase em 2022; vencedores podem ganhar isenção na inscrição para vestibular da USP


Crédito: Divulgação

Um grupo de 48 adolescentes, de cinco centros socioeducativos da Fundação CASA, responderam às 18 questões de múltipla escolha, na prova on-line da Competição USP de Conhecimentos (CUCo), ocorrida nesta semana, entre os dias 23 e 27, para todos os alunos de escolas públicas inscritos.

Advertisement: 0:19

CUCo se destina a estudantes das três séries do Ensino Médio da rede pública estadual. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, a Competição acontece em fase única. São premiados os alunos com o melhor desempenho na sua própria escola, conforme a série. Para os estudantes da 3ª série, por exemplo, o prêmio é a isenção na taxa da inscrição para o vestibular da Fuvest em 2022, que é uma das formas de ingresso na graduação da Universidade de São Paulo (USP).

Competição USP de Conhecimentos é um desafio que incentiva o ingresso nos cursos de graduação da USP, assim como auxilia a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior. 

Os participantes com melhor desempenho na sua unidade escolar recebem benefícios segundo a sua escolaridade, como certificados da USP e visitas à Universidade, além de concorrer a bolsas de pré-iniciação científica e bolsas Santander.

Da Fundação CASA, participaram adolescentes internados nos CASAs Sertãozinho (22 jovens); João Paulo II (16 jovens), em Cerqueira César; Taquaritinga (6 jovens); Tamoios (3 jovens), em São José dos Campos; e Maestro Carlos Gomes (1 jovem), em Campinas.

“A participação dos adolescentes da Fundação CASA em competições escolares e programas públicos é mais um meio de procurar a reinserção na sociedade, o que colabora diretamente na execução da medida socioeducativa”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

A educação escolar dos adolescentes na internação, internação provisória e internação sanção na Fundação CASA é executada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação, com matrícula na rede pública estadual, seguindo o conteúdo programático e o calendário da rede, mas com professores ministrando as aulas dentro dos centros de internação. 

CUCo é uma iniciativa do Vem Pra USP!, uma parceria da Universidade de São Paulo com a Secretaria de Estado da Educação e o Centro Paula Souza, e apoiada pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST). O Vem Pra USP! foi criado em 2017 e duas de suas metas são tornar a universidade pública mais conhecida e facilitar o ingresso dos estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário