domingo, 3 de novembro de 2019

Pelo menos um AGENTE penitenciário morre por semana em São Paulo

https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2019-11-03/desde-2018-pelo-menos-um-agente-penitenciario-morre-por-semana-em-sao-paulo.html
O sistema penitenciário brasileiro vai muito além do preso. Os profissionais envolvidos incluem ainda os trabalhadores dos presídios, cozinheiros, segurança, diretor, além da estrutura não presente fora da cadeia, como a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Administração Penitenciária. Responsáveis pelo acompanhamento do presos no dia a dia, os agentes penitenciários estão no meio do furacão.


Segundo o presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Penitenciário de São Paulo (Sifuspesp), Fábio Jabá, diz que de janeiro de 2018 a setembro de 2019 foram registradas, somente no estado, 109 mortes de agentes penitenciários .

Os principais motivos, segundo o Sindicato , são a forma de trabalho, que inclui muito estresse e pressão de todos os lados.

“Costumo dizer que o nosso agente fica no fogo cruzado da guerra entre o sistema e a população carcerária. Por conta de toda essa pressão, o profissional acaba desenvolvendo depressão e outras doenças. Não há quem aguente um trabalho tão estressante como esse por tanto tempo”, opina Fábio Jabá.

JP, de 42 anos, que há 17 anos ingressou no sistema penitenciário de São Paulo como agente de presídios, é um dos que sofre com a profissão. Assim que completou três anos de atuação, após viver a rotina explosiva das cadeias, surgiram os primeiros sinais de que a saúde mental não estava equilibrada.

 https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2019-11-03/desde-2018-pelo-menos-um-agente-penitenciario-morre-por-semana-em-sao-paulo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário