segunda-feira, 5 de março de 2018

Menores internos fazem agente refém e cinco fogem de Unidade Socioeducativa

Menores internos fazem agente refém e cinco fogem de Unidade Socioeducativa 

De acordo com informações, um agente sócio-educador de nome Antônio Borba Pimentel, foi feito refém durante 1h pelos internos
Foto: Joaquim Neto

Por volta das 12h desta segunda-feira (5), pelo menos cinco adolescentes internos fugiram da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Zilda Arns. Uma guarnição da PETO Sertão 66ª CIPM conseguiu resgatar três menores infratores que fugiram. 
De acordo com informações, um agente sócio-educador de nome Antônio Borba Pimentel, foi feito refém durante 1h pelos internos, mas felizmente a polícia conseguiu contornar a situação e encaminhou o mesmo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), próximo ao HGCA (Hospital Geral Clériston Andrade).
De acordo com o diretor da sub-sede do Sindap (Sindicato dos Agentes Disciplinar, Penintenciário e Socioeducador), Zito Santos, conversou com o repórter do Bom Dia Feira, onde explicou o ocorrido. 
"O que se sabe até o momento é isso. Estamos aguardando um audiência com o diretor da comunidade, para ter ciência exata do ocorrido. Segundo informações, um adolescente rendeu um socioeducador e daí desencadeou todo o processo. Todos os outros já estavam mais ou menos organizados, tomando o alojamento e saíram em fuga", conta. 
De acordo com o agente socioeducador, os detentos já estavam com tudo planejado há um tempo. "Eles estão sempre planejando fugas por contas destas disputas de facções, felizmente não houve maiores danos, assim que os adolescentes observaram a chegada da polícia se conteram. Dos estão estão em fuga, três foram recapturados", pontua.
De acordo com Zito Santos, por conta do baixo efetivo de agentes socioeducativos na instituição, essas rebeliões e fugas têm sido frequentes. "Atualmente muito socioeducadores foram demitidos e essas reposições estão sendo lentas. Os agentes que chegam não possuem experiência e preparo para lidar com essa situação, o que acaba por ocorrer esse desequilíbrio", explica

Nenhum comentário:

Postar um comentário