sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Fundação Casa de Marília tem quatro casos de Covid

 


Os diagnósticos positivos foram obtidos durante uma testagem coletiva

 

Foto: Divulgação

A Fundação Casa de Marília tem quatro casos de Covid-19. São três servidores e um menor infrator. Os funcionários foram afastados e o interno está em isolamento. Os casos foram identificados durante uma testagem coletiva.

Em ação conjunta, a Fundação Casa e o Instituto Butantan realizaram o teste de Covid-19 em 72 servidores da instituição, 17 terceirizados e 70 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, totalizando 159 pessoas testadas.

A ação foi feita no último dia 19 e a confirmação dos casos saiu no dia 21. Foram 155 resultados negativos e quatro positivos. De acordo com os protocolos de saúde, a instituição informou que os três servidores foram afastados do trabalho por 14 dias.

Já o adolescente que testou positivo encontra-se isolado em espaço específico dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo. O objetivo da testagem massiva foi identificar os casos assintomáticos para frear o avanço da doença dentro da Fundação Casa.

O Conselho Nacional de Justiça está sendo informado dos casos. Com relação aos cuidados de saúde e de prevenção da Covid-19, ta Fundação Casa informou que foi criado internamente o Comitê de Gerenciamento de Crise logo após a decretação da pandemia, em março.

“O órgão tomou decisões e implementou medidas em todos os centros socioeducativos do Estado, visando preservar a vida dos adolescentes em atendimento e dos servidores, assim como manter um ambiente de trabalho seguro”, mencionou a instituição, via assessoria de imprensa.

Prevenção

Todo adolescente que entra no sistema socioeducativo, tendo ou não sintomas de Coronavírus, é colocado em isolamento, em local provisório, recebendo orientações quanto à higienização, distanciamento e uso de máscaras, protocolos de saúde usados pela Fundação visando evitar a disseminação entre os demais jovens e servidores.

A Superintendência de Saúde da Fundação Casa também disponibiliza máscaras de proteção facial aos adolescentes em atendimento socioeducativo e aos servidores. E adquiriu insumos: álcool em gel, luvas, avental, sabão, oxímetro, termômetro infravermelho e máscaras descartáveis e de tecido.

Como prevenção, as atividades presenciais nos centros foram suspensas, como visitas dos familiares, atividades religiosas, palestras, serviço voluntário, aulas da educação escolar com professores da rede pública estadual e cursos e oficinas, executados por organizações sociais parceiras. As saídas externas dos adolescentes também foram suspensas, exceto nas situações de urgência e emergência.

Visitas suspensas

Com as visitas presenciais das famílias suspensas, o contato entre adolescentes e seus familiares ocorre por meio de ligação telefônica e videoconferência, garantindo o direito à convivência familiar. A suspensão tem respaldo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As atividades pedagógicas foram substituídas por uma agenda especial, aplicada pelos servidores do pedagógico da Fundação CASA.

Entre as ações realizadas estão a criação de Centros de Atenção Especial (CAE), como espaços de quarentena para a entrada de jovens no sistema socioeducativo, apreendidos pela Polícia. Nesses centros, com servidores orientados sobre cuidados de higiene e com equipamentos de proteção individual (EPI), os adolescentes ficam 14 dias antes de serem transferidos para qualquer centro de internação provisória.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário