segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

AGENTE SOCIOEDUCADOR - AMBIENTE DE TRABALHO

12 de dezembro 2016


AGENTE SOCIOEDUCADOR - AMBIENTE DE TRABALHO INSALUBRE E PERICULOSO

O trabalho dos agentes socioeducadores nos Centros de Atendimento Socioeducativo é regido por alta concentração, ritmo acelerado, imprevisibilidade, grandes responsabilidades, o que pode levar a situações constantes de estresse.

Sendo assim, faz-se necessário pensar nas tensões que essa atividade proporciona ao trabalhador.

É difícil trabalhar com o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, pois exige sensibilidade diferenciada, empatia e especialmente tolerância. Considerando os integrantes da equipe de centro de atendimento, é interessante destacar a importância dos agentes socioeducadores principalmente, pois são eles que convivem 24h com os internos.

No ambiente laboral desses agentes existem diversos momentos em que enfrentam situações de risco no trabalho. Entretanto, muitas vezes, essas situações são consideradas corriqueiras, não sendo dada a elas a devida importância e pouco se fazendo para que não se repitam.

Os agentes socioeducadores representam a “segurança física, psicológica e moral do adolescente” e evidenciam a “expressão mais constante do papel pedagógico terapêutico”.
os agentes socioeducadores representam a segurança, bem como a efetivação de todas as ações programadas no Plano Individual do Adolescente (PIA).

Esses trabalhadores são uma referência para os adolescentes, sendo que suas atitudes necessitam ser o contraponto do mundo até então conhecido por esses jovens.
Propõe-se que nessa convivência haja troca de orientações, diálogo, escuta e vínculo. Ainda, elege-os como o principal agente do ambiente continente (ambiente físico da instituição)
o número de funcionários inadequado, possibilita a maior dificuldade no cumprimento das funções e maior sobrecarga de tarefas.

Porém, relatam que os agentes socioeducadores não se sentem parte da instituição, atuam de forma passiva na melhoria da situação de trabalho e estão pouco estimulados a tornarem-se corresponsáveis na construção e efetivação das políticas de ressocialização do menor infrator. Em estudo realizado na FASE há relatos de ameaças, deboches, realizados pelos adolescentes contra os agentes socioeducadores  Ainda, esse estudo traz desabafos dos agentes quanto à precarização de seu trabalho no sentido dos riscos proporcionados pelo trabalho, no que tange a risco de morte, ameaças, intimidações, principalmente relacionados aos meninos envolvidos com o crime, e ao ambiente de trabalho insalubre.
Os agentes socioeducadores são trabalhadores encarregados da segurança, da preservação da integridade física e psicológica dos adolescentes, e de realizar ou companhar atividades pedagógicas rotineiras; acompanham atendimentos feitos pelos
técnicos e profissionais de saúde, seja dentro ou fora da unidade, realizam revistas rotineiramente, acompanham o banho de sol, no pátio da instituição, participam como acompanhantes nas audiências, visitas de familiares e nas atividades externas.

Nesse sentido, por manterem acompanhamento direto junto ao adolescente, esses trabalhadores estão também mais propícios a receber ameaças, agressões, intimidações, e a tornarem-se reféns em caso de motim, correndo risco constante de morte.
O trabalho do agente socioeducador caracteriza-se pelo ritmo acelerado, pressão pelo tempo, imprevisibilidade, além da busca constante pelo papel educador, com o objetivo da ressocialização, e reinserção do adolescente na sociedade. O agente socioeducador é responsável pela segurança e integridade do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. Eles contam com a colaboração de instrumentos de trabalho cabíveis ao sistema prisional, como: cadeados (para manutenção das portas de setor e de dormitórios fechadas), chaves (para abertura das salas e setores), portões de ferro, algemas (para transporte, e procedimentos com o adolescente), livro de ocorrência (para anotações dos acontecimentos durante os plantões), além de materiais pedagógicos ou recreativos utilizados em oficinas ou atividades de lazer que, muitas vezes, são elaboradas e acompanhadas por eles.

Nesse sentido o agente socioeducador utiliza sua capacidade mental e física para que esse sistema (instituição) permaneça em funcionamento no intuito da ressocialização do adolescente.
para exercer a função de agentes socioeducadores, é necessário estar preparado para enfrentar situações de violência (entre os adolescentes ou dos adolescentes para com os trabalhadores), de motim, de imobilização de adolescentes, de crises de abstinência de drogas, dentre outras. Nessas situações é necessário que os trabalhadores tenham agilidade e força física, perspicácia e pensamento ágil.

FONTE; http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472013000100012

(Abraço a todos do sistema socioeducativo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário